Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

A volta ao mundo em 90 segundos: vídeo mostra como avião movido a energia solar atravessou o planeta

Depois de 16 meses, o Solar Impulse 2 foi a primeira aeronave a completar o trajeto usando apenas energia solar - e a equipe divulgou um vídeo incrível da viagem inteira

Por Helô D'Angelo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 11 mar 2024, 11h02 - Publicado em 27 jul 2016, 14h45

A volta ao mundo sem combustíveis fósseis: essa era a promessa da equipe que criou o Solar Impulse 2, um avião movido a energia solar. Nesta terça (26), a missão foi cumprida. Depois de 16 meses de problemas técnicos e de uma série incrível de vídeos ao vivo, o Solar Impulse voltou ao ponto de decolagem, em Abu Dhabi – e a equipe liberou um vídeo genial em timelapse, gravado com uma GoPro, da viagem inteira:  

 

O trajeto foi longo: foram 16 paradas em sete países diferentes – Emirados Árabes, Oman, Índia, China, Japão, Estados Unidos e algum lugar entre o sul da Europa e o Norte da África. Tudo começou em março de 2015, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. De lá, o avião, idealizado pela Escola Politécnica Federal de Lausana (Suíça), seguiu na direção do Oriente até alcançar o Japão. Ali, aeronave precisou enfrentar seu maior desafio até então: atravessar um oceano, feito inédito para um veículo sem combustível. Demorou, mas deu certo – o Solar Impulse levou 5 dias e 5 noites para voar até o Havaí, e continuou, aos poucos, até chegar ao ponto de partida, às 4h da madrugada de ontem, no horário local.

A viagem foi todinha registrada em vídeos ao vivo, postados pela equipe no Youtube, e por um diário de bordo que também era compartilhado online, no site do Solar Impulse – onde também há mapas interativos, dados sobre o trajeto e algumas pequenas reportagens. As redes sociais não ficaram do fora: esse conteúdo era compartilhado no Twitter, no Facebook e no Snapchat, acompanhado pela hashtag #futureisclean (algo como #ofuturoéimpo). 

LEIA: Avião solar dá a volta ao mundo – e você pode assistir ao vivo

Continua após a publicidade

Não foi fácil dar a volta ao mundo sem combustível. Para começar, o avião era bastante lento, e só alcançava uma velocidade máxima de 80 km/h, menor que a de um carro numa rodovia. Além disso, o equipamento era frágil: depois de atravessar o oceano pacífico, em junho, as baterias pifaram, por causa do excesso de calor. O conserto só acabou em agosto, quando começa o inverno no Hemisfério Norte, estação com dias mais curtos – o que significa menos energia para o avião. Por isso, a viagem foi adiada até 21 de abril deste ano, quando o avião finalmente saiu do Havaí e pousou na região do Vale do Silício. 

E tem mais: a aeronave só tinha lugar para um piloto, função revezada pelo CEO da Solar Impulse, André Borschberg, e por Bertrand Piccard (o primeiro cara a dar a volta ao mundo de balão, em 1999). Como se a solidão não bastasse, não era fácil dirigir o avião, porque a cabine não tinha pressurização – e nem aquecimento. 

Felizmente, deu tudo certo, e o feito abre espaço para mais pesquisas na área da aviação com energia solar. É isso que os pioneiros suíços estão querendo agora: estudar e melhorar cada vez mais essa forma de energia para, quem sabe num futuro próximo, substituir de vez os combustíveis fósseis – e poluentes – pela energia limpa.  

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.