Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Avião solar dá a volta ao mundo – e você pode assistir ao vivo

Aeronave foi a primeira a atravessar oceano sem usar combustível

Por Ana Carolina Leonardi
Atualizado em 4 nov 2016, 19h13 - Publicado em 2 Maio 2016, 18h45

A primeira volta ao mundo com um avião sem combustível, movido unicamente a energia solar. É esse o objetivo que os criadores da aeronave Solar Impulse 2 estão cada vez mais perto de alcançar.

O avião começou hoje a segunda metade da sua jornada, decolando de São Francisco pela manhã e indo pousar em Phoenix, no estado americano do Arizona, às 4h30 de amanhã. É possível acompanhar os voos ao vivo pelo Youtube, conferindo o processo de decolagem, o trajeto planejado e os bate papos entre o piloto e a sala de controle. Você pode assistir abaixo e acompanhar o canal para ver voos futuros:

 

 

A viagem começou em março de 2015, em Abu Dhabi. Seguiu na direção do Oriente, parando em vários países: Omã, Índia, Myanmar, China e Japão. A partir daí, surgiu o primeiro grande desafio: nunca antes um avião sem combustível havia atravessado um oceano.

Continua após a publicidade

Mapa viagem avião solar

LEIAAvião a energia solar

O Solar Impulse voou do Japão até o Havaí, por 5 dias e 5 noites consecutivas, superando todos os limites das aeronaves solares até o momento. Mas foi um grande esforço para o equipamento, e as baterias foram danificadas pelo excesso de calor. Isso aconteceu em junho – e o conserto do avião só ficou pronto em agosto.

O problema é que, nessa data, o verão no Hemisfério Norte já estaria chegando ao fim. Com isso, os dias ficam mais curtos e há menos luz solar disponível para carregar o avião. Aí a equipe decidiu adiar a viagem até 2016 e só voltou a voar em 21 de abril deste ano, quando o avião finalmente saiu do Havaí e pousou na região do Vale do Silício.

Continua após a publicidade

A partir de Phoenix, o Solar Impulse começa a dar sua segunda meia-volta na terra, que vai terminar de novo em Abu Dhabi. Para chegar lá, ele precisa repetir o feito e cruzar mais um oceano, dessa vez o Atlântico, indo de Nova Iorque até a Europa ou o norte africano.

O avião tem 72 metros de envergadura e 2,3 toneladas de peso. O período máximo que ele viajou sem pousar foram 118 horas, a uma velocidade média de 75 km/h – mais lento que um carro na rodovia. Ele só tem capacidade para um piloto que é, atualmente, o CEO da Solar Impulse, André Borschberg. Comandar essa nave é um grande desafio físico – o cockpit não conta nem com pressurização nem aquecimento. 

O projeto foi idealizado pelo suíço Bertrand Piccard, o primeiro a dar a volta ao mundo de balão em 1999. Até o itinerário foi inspirado pela aventura de Piccard. Só que dessa vez, o voo é feito por um avião de quatro motores e 17 mil células solares gerando energia.

LEIA TAMBÉM:
Avião a energia solar voa por 14 dias sem parar e entra para o Guiness Book
Conheça o avião do futuro que irá decolar na vertical
Painéis solares podem gerar energia com a água da chuva

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.