Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Por que o sono é representado com “zzz” nas HQs?

As onomatopeias usadas nos quadrinhos variam de acordo com a língua e a cultura. Confira alguns exemplos em 10 idiomas diferentes

Por Luiz Romero
Atualizado em 22 fev 2024, 10h17 - Publicado em 27 jan 2017, 13h55

 

PERGUNTA Ana Paula Guimarães de Arantes, Dracena, SP

Em inglês e português, o “zzz” é a versão escrita do som feito por alguém dormindo. Em outras línguas, porém, o barulho soa (e é grafado) diferente. “Como toda onomatopeia, o ‘zzz’ é uma aproximação. Mas há variações porque representamos sons respeitando as limitações do nosso idioma e da nossa cultura”, explica Waldomiro Vergueiro, do Observatório de Histórias em Quadrinhos da USP.

Isso faz com que muitas onomatopeias sejam únicas em cada lugar. No Brasil, por exemplo, o choro de bebê nunca seria “ouin, ouin”, como na França. O “zzz” é uma exceção: foi popularizado pelos norte-americanos e pegou em várias línguas.

As HQs têm papel importante nessa exportação de onomatopeias. Desde as primeiras publicações, na virada do século 19 para o 20, esse recurso de linguagem já era usado como um “efeito sonoro”.

Continua após a publicidade

Confira nas ilustrações algumas das variações ao redor do mundo:

hq1
()
hq2
()
Continua após a publicidade
hq3
()
hq4
()

CONSULTORIA Waldomiro Vergueiro, do Observatório de Histórias em Quadrinhos dada ECA-USP; Elisabetta Santoro (italiano), Lica Hashimoto (japonês), Paola Baccin (italiano), Selma Meireles (alemão), Yun Jung Im (coreano) e Fabiana Buitor Carelli, da FFLCH-USP;  Anna Almeida (checo), da Universidade de Lisboa; tradutores: Alexandre Rodrigues (chinês), Beatriz Villas Bôas (inglês), Shanshan Fei (chinês), Therezinha van der Geest (holandês); e Paulo Gustavo Pereira, jornalista especializado em HQs

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.