Uma colaboração entre centenas de cientistas criou o maior mapa de galáxias já visto. A simples imagem (que você vê abaixo em sua proporção original) reúne 1,2 milhão de galáxias. O trabalho de reunir as galáxias e organizá-las em uma imagem levou mais de cinco anos.
O material tem também uma versão de três dimensões. Isso permitiu aos cientistas calcular com uma precisão inédita até então o volume de energia escura presente nessa fatia do universo. As imagens foram obtidas graças a um programa chamado BOSS (Baryon Oscillation Spectroscopic Survey) da iniciativa Sloan Digital Sky Survey-III. Esse programa tem como objetivo estudar o universo com perspectiva geométrica.
LEIA TAMBÉM:
– Descoberto o maior sistema solar da galáxia
– Universo pode desaparecer antes do previsto
“O mapa revelado por BOSS permite que cientistas meçam o índice de expansão do nosso universo e determinem a quantidade de energia e matéria escura que constituem o universo atual”, afirma um texto de divulgação sobre a descoberta.
O estudo é importante para que cientistas possam entender melhor matéria escura e energia escura. Especialista estimam que 95% do universo é formado por esses dois compostos – daí a importância de se compreender melhor esses assuntos.
Na teoria, a energia escura é uma das responsáveis por acelerar a expansão do universo. Para se entender essa influência, é preciso fazer estudos em um mapa 3D. Foi a partir dessa demanda que os cientistas produziram o material finalizado na última semana.
Para mais informações, veja este texto (em inglês) sobre a descoberta.