Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês

Chegada à Lua foi símbolo Político

Por que o homem nunca mais voltou a Lua?

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h49 - Publicado em 27 jun 2009, 22h00

Porque o custo é alto e as pesquisas na órbita terrestre podem trazer informações mais importantes. A conquista da Lua foi, na verdade, mais política do que científica. Com o final da Segunda Guerra Mundial (1945), os Estados Unidos e a antiga União Soviética embarcaram na corrida espacial. Os soviéticos saíram na frente e puseram o primeiro homem no espaço (Yuri Gagarin) em 1961. No mesmo ano, John Kennedy, presidente dos EUA, anunciou que mandaria o homem á Lua, apesar de os cientistas recomendarem pesquisas mais próximas da Terra como prioridade.
A promessa de Kennedy acabou cumprida com a Apolo 11, em 21 de julho de 1969. No entanto, a previsão dos cientistas confirmou-se: a relação custo benefício não compensava. A Apolo 11 custou 22 bilhões de dólares. “Por isso não existem projetos de voltar à Lua já”, diz o astrônomo Augusto Daminelli, da Universidade de São Paulo e colaborador da SUPER. Os cientistas hoje estão mais preocupados com a tecnologia de ligas produzidas no vácuo, com as estações orbitais e com o estudo do comportamento do homem em ambientes sem gravidade.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.