Você está a 5 solicitações de amizade de qualquer pessoa do mundo
É verdade que estamos a poucos graus de separação de qualquer pessoa no mundo? No Facebook, sim. Uma pesquisa aponta que os usuários estão bem mais próximos do que imaginam
Existe uma teoria que aponta que você está a seis pessoas de qualquer outro ser humano. É a autoexplicativa “Teoria dos Seis Graus de Separação“. Ou seja, você pode ter um amigo que é amigo de um cara, que tem uma prima que namora alguém que já pegou a Britney Spears. Acontece que, no mundo do Facebook, essa distância é menor. Sua distância máxima de qualquer usuário da rede é de 4,5 pessoas. Na prática, isso significa que se o Papa criar hoje um perfil, você está a cinco cliques de poder bater altos papos com o pontífice no Messenger.
É o que diz uma pesquisa conduzida pela própria empresa. Os números, em geral, conseguem ser bem menores do que 4,5. A maioria dos usuários tem um grau de separação de 3,57. Algumas raras pessoas extremamente sociáveis na rede tem como grau de separação apenas 2,7 pessoas. Em 2016, quando o estudo foi feito, existiam cerca de 1,6 bilhão de usuários ativos no Facebook – número que corresponde a 23% dos 7 bilhões de habitantes da Terra. Em 2020, já são 2,6 bilhões de usuários – 33% de uma população mundial de 7,7 bilhões.
O Facebook desenvolveu um algoritmo para tentar descobrir os graus de separação entre usuários. A ideia é ver a rede social como uma multiplicação de contatos, e tentar medir até onde isso chega. “Imagine uma pessoa com 100 amigos. Se eles também tiverem a mesma quantidade de conexões, serão 10 mil amigos de amigos. Se as amizades deles também tiverem 100, serão um milhão. Como algumas dessas conexões são repetidas, ainda tivemos que filtrar as conexões únicas”, afirma o texto da pesquisa. “Precisamos fazer esse processo 1,6 bilhão de vezes, para representar cada usuário da rede”, conclui.
O interessante é que quanto mais usuários a rede social tem, menor é esse grau de separação. Parece contraintuitivo, mas a lógica é que com mais pessoas, existem mais conexões – conexões essas que te poderiam te levar ao Papa. O Facebook fez a mesma pesquisa em 2011, quando a rede possuía “apenas” 721 milhões de usuários. Naquela época, a média de separação era de 3,74 pessoas, enquanto em 2016 esse número diminuiu para 3,57. Se a empresa resolver repetir o experimento a cada quatro anos, já está na hora de publicar uma nova pesquisa.
A publicação ainda deixa você comparar seu grau de separação com os cabeças do Facebook:
Sheryl Sandberg, diretora de operações da rede social, está a 2,92 conexões de qualquer um.
O grau de separação do Zuckemberg é 3,17.
Eu, um mero mortal, estou com 3,21.