Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Você é mais feliz nas redes sociais quando o tempo está bom

Um novo estudo descobriu que as condições climáticas interferem muito no nosso comportamento online

Por Ingrid Luisa
25 abr 2018, 18h15

O que expressamos nas redes sociais diz muito sobre nós. Alegrias, desabafos, revoltas: é fácil detectar nosso humor pelos posts que fazemos no Facebook. Agora, o que cientistas descobriram — e publicaram em um novo artigo da revista PLOS ONE — é que dá para deduzir como está o tempo pelas nossas postagens.

Exatamente, o tempo. Estudos anteriores já tinham identificado uma potencial ligação entre o estado emocional das pessoas e as condições climáticas, mas medir esses sentimentos de uma forma mais apurada e consistente exigia uma investigação mais detalhada. E foi assim que começou o estudo: os autores reuniram 2,4 bilhões de postagens do Facebook e 1,1 bilhão do Twitter, todas publicadas entre os 2009 e 2016. Com isso, fizeram uma análise de cada post usando uma ferramenta especial, que classifica, através de palavras-chave, os conteúdos como positivos ou negativos. Os pesquisadores descobriram que as temperaturas, a chuva, a umidade e até a cobertura do céu pelas nuvens influenciavam fortemente nosso humor nas redes.

De acordo com o estudo, a positividade cresce em temperaturas de até 20ºC, mas diminui se faz calor acima de 30ºC. Se o dia está chuvoso, com umidade de 80% ou mais, ou com grande quantidade de nuvens, o sentimento negativo tende a aumentar nas redes — tempo bom, com sol, significa mais alegria online.

Continua após a publicidade

Os cientistas acreditam que entender o impacto do tempo em nossas emoções é importante, considerando nossa exposição constante às condições climáticas. “Com esse estudo, descobrimos que a forma como nos expressamos pode ser moldada pelo tempo lá fora”, diz Nick Obradovich, um dos pesquisadores. “Condições climáticas adversas — temperaturas quentes e frias, precipitação, umidade aumentada e maior cobertura de nuvens — reduzem a alegria em bilhões de postagens de mídias sociais”.

O mais legal é que esses resultados podem ser usados para prever qual será o efeito do clima de amanhã no estado de espírito das pessoas — e, assim, adaptar campanhas publicitárias, por exemplo. Se o aquecimento global piorar as condições climáticas no futuro, aguarde posts mal-humorados no mundo inteiro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.