Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Mês dos Pais: Revista em casa a partir de 9,90

Você é mais feliz nas redes sociais quando o tempo está bom

Um novo estudo descobriu que as condições climáticas interferem muito no nosso comportamento online

Por Ingrid Luisa
25 abr 2018, 18h15

O que expressamos nas redes sociais diz muito sobre nós. Alegrias, desabafos, revoltas: é fácil detectar nosso humor pelos posts que fazemos no Facebook. Agora, o que cientistas descobriram — e publicaram em um novo artigo da revista PLOS ONE — é que dá para deduzir como está o tempo pelas nossas postagens.

Exatamente, o tempo. Estudos anteriores já tinham identificado uma potencial ligação entre o estado emocional das pessoas e as condições climáticas, mas medir esses sentimentos de uma forma mais apurada e consistente exigia uma investigação mais detalhada. E foi assim que começou o estudo: os autores reuniram 2,4 bilhões de postagens do Facebook e 1,1 bilhão do Twitter, todas publicadas entre os 2009 e 2016. Com isso, fizeram uma análise de cada post usando uma ferramenta especial, que classifica, através de palavras-chave, os conteúdos como positivos ou negativos. Os pesquisadores descobriram que as temperaturas, a chuva, a umidade e até a cobertura do céu pelas nuvens influenciavam fortemente nosso humor nas redes.

De acordo com o estudo, a positividade cresce em temperaturas de até 20ºC, mas diminui se faz calor acima de 30ºC. Se o dia está chuvoso, com umidade de 80% ou mais, ou com grande quantidade de nuvens, o sentimento negativo tende a aumentar nas redes — tempo bom, com sol, significa mais alegria online.

Os cientistas acreditam que entender o impacto do tempo em nossas emoções é importante, considerando nossa exposição constante às condições climáticas. “Com esse estudo, descobrimos que a forma como nos expressamos pode ser moldada pelo tempo lá fora”, diz Nick Obradovich, um dos pesquisadores. “Condições climáticas adversas — temperaturas quentes e frias, precipitação, umidade aumentada e maior cobertura de nuvens — reduzem a alegria em bilhões de postagens de mídias sociais”.

O mais legal é que esses resultados podem ser usados para prever qual será o efeito do clima de amanhã no estado de espírito das pessoas — e, assim, adaptar campanhas publicitárias, por exemplo. Se o aquecimento global piorar as condições climáticas no futuro, aguarde posts mal-humorados no mundo inteiro.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo Anual

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 4,00/mês
OFERTA MÊS DOS PAIS

Revista em Casa + Digital Completo Anual

Superinteressante impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$48,00, equivalente a 4,00/mês.