Um novo jeito de acordar
Despertador inteligente usa sensores, luzes e sons para despertar você da melhor maneira possível: na hora certa, mas sem sofrimento
Bruno Garattoni e Fernando Badô
A CIÊNCIA
O sono humano tem quatro fases, cada uma com aproximadamente 90 minutos. Elas se sucedem (e depois se repetem) enquanto você dorme. O ideal é que você acorde enquanto está nas fases 1 ou 2, que são mais leves. Se isso acontecer, levantará mais facilmente e mais disposto. Mas os despertadores comuns não sabem disso. Simplesmente tocam no horário programado.
A TECNOLOGIA
O Aura é diferente. Usando um sensor, que fica embaixo do colchão, ele mede alguns dos seus sinais vitais, como batimentos cardíacos, respiração e movimentação na cama. Analisando e combinando essas informações, o aparelho consegue saber em qual fase do sono você está. E determinar qual é o melhor horário para acordar você.
COMO FUNCIONA
Você escolhe o horário em que quer acordar. Mas ele não é seguido à risca pelo aparelho – que pode optar por despertá-lo um pouco antes, quando seu sono estiver nas fases leves. Você não corre o risco de se atrasar para nada, pois o despertador não adia a hora de acordar. Só antecipa, de acordo com os ciclos do seu sono. Você acorda mais cedo – mas se sentindo melhor.
COMO DESPERTA
Quando chega a hora de acordar, o Aura toca sons suaves e aciona uma lâmpada de LED, que vai ficando mais brilhante e azulada – pois essa cor inibe a produção de melatonina, o hormônio que causa sonolência. O aparelho também manda um relatório para o seu smartphone dizendo como você dormiu (quantas vezes acordou e quanto tempo sonhou durante a noite).
Aura – Nos EUA: R$ 680 – vitrine.withings.com/aura