Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

SpaceX tentará lançar o foguete Starship pela terceira vez. Veja como assistir

Ele foi o escolhido pela Nasa para levar os humanos de volta à Lua. Mas, até agora, os voos falharam. Veja detalhes do novo teste.

Por Caio César Pereira
13 mar 2024, 17h57

Na próxima quinta (14) a SpaceX, empresa de exploração espacial do bilionário Elon Musk, realizará sua terceira tentativa de lançar o Starship, o foguete mais poderoso já construído.

Com 21 metros de comprimento, um propulsor reutilizável e capacidade de transportar até 150 toneladas, o Starship foi o foguete escolhido pela NASA para voltar à Lua na Missão Artemis 3, programada para acontecer entre 2026 e 2027. Mas, até agora, seus dois primeiros voos-teste falharam (mais sobre isso adiante).

O lançamento marcado para amanhã ainda depende de aprovação da agência que regula voos nos EUA, mas tem previsão para começar às 9:00 no horário de Brasília. A transmissão começará 30 minutos mais cedo e poderá ser acompanhada ao vivo pela página da SpaceX no X (ex Twitter), ou pelo site da própria empresa.

Nesta terceira tentativa, a empresa planeja realizar o seu voo não tripulado mais ambicioso até agora. O plano é realizar um voo de pelo menos 65 minutos, em que os dois estágios do foguete cheguem até o espaço. Lá, será feita uma tentativa de transferência de combustível, com a abertura e fechamento da porta de carga.

O pit stop em órbita é um passo importante para as futuras missões espaciais. Afinal, o grande sonho de Musk com a SpaceX é dar um passeio mais distante que a visita à Lua: um rolê até Marte.

Continua após a publicidade

Feita a transferência, os motores do Starship serão religados ainda no espaço. Depois, começará a reentrada na Terra, com um pouso no Oceano Índico. O foguete está sendo programado para que seus módulos sejam completamente reutilizáveis, o que poderá tornar todo o processo de lançamento e voo mais barato e rápido.

Apesar das boas expectativas, a empresa trabalha com a possibilidade de falhas. Não que isso seja um problema: os erros fornecem informações para garantir a segurança dos voos nas missões futuras. Melhor pisar na bola agora do que com os astronautas lá na frente.

Como as missões para a Lua da NASA dependem da Starship, a empresa agora corre para que seu foguete esteja pronto no tempo estipulado pela agência americana, que já atrasou o cronograma da missão Artemis II, que irá realizar um voo orbital no satélite. 

Continua após a publicidade

O que deu errado nos lançamentos anteriores?

Durante a primeira tentativa, realizada em 20 de abril do ano passado, vários motores do primeiro módulo falharam. O foguete alcançou 40 km de altitude em três minutos, mas depois perdeu o controle e se autodestruiu (uma “desmontagem não programada rápida”, como a SpaceX prefere chamar).

no voo número 2, em 18 de novembro, todos os motores funcionaram corretamente, mas o foguete apresentou falha na separação e execução dos dois módulos. O primeiro explodiu durante o processo de desaceleração de pouso, enquanto o segundo até chegou ao espaço, mas foi destruído quando parou de enviar dados de voo para a Terra.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.