Dia das Mães: Assine a partir de 10,99/mês

Prisma, o novo app queridinho das redes sociais, veio da Rússia

O aplicativo já está entre os mais baixados em mais de 70 países.

Por Felipe Germano Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 19h04 - Publicado em 27 jul 2016, 22h45

É bem provável que recentemente você tenha esbarrado com alguma foto que parece uma ilustração (ou uma ilustração parece uma foto; fica ao seu critério). As imagens com essa temática estão se multiplicando pelas redes recentemente – e não à toa. O responsável por essa onda é o Prisma, o novo aplicativo de edição de fotos que se tornou o queridinho da web. A proposta é simples: com alguns toques na tela, você transforma uma fotografia em um desenho. É fácil perceber algumas coisas: o aplicativo está se popularizando rápido, ele cumpre sua função, e não há muitas críticas em relação ao processo de criação da imagem. O que talvez não seja tão óbvio assim é a origem do app: Prisma não saiu de uma garagem do Vale do Silício, ele vem da Rússia.

A empresa por trás do Prisma é uma start up com nome não muito inusitado, a Prisma Labs Inc, mas ela está longe de estar sozinha. Duas gigantes russas da tecnologia estão apoiando o projeto: a Gargarin Capital (empresa focada em apoiar novos projetos) e a Mail.Ru (companhia de internet local). E esses dois grupos sabiam exatamente o que estavam fazendo; eles também estão por trás do desenvolvimento do app bielorrusso MSQRD – aplicativo de filtros sobre vídeos, semelhantes ao do Snapchat – que foi comprado pelo Facebook em março.

LEIA: Este clone do Snapchat virou febre na China

Aos que acham que esse é o limite para uma empresa russa, é bom avisar: esse parece ser só o começo. O Prisma é um fenômeno global. De acordo com seus desenvolvedores, o app já foi baixado mais de 16 milhões de vezes – e isso só tende a aumentar: o aplicativo estava sendo exclusivo para iPhones e só chegou aos smartphones Android neste domingo, 24 – plataforma essa que acumulou dois milhões de downloads nas primeiras 24 horas. O sucesso fez com que a novidade figurasse no top 10 na AppStore de 77 países.  

Os russos não estão nem um pouco interessados em parar por aí. A start up já divulgou que está trabalhando em uma versão do software que transforme em desenhos não só suas fotos, mas também seus vídeos. Mais para frente ainda, o plano é que o aplicativo funcione em óculo de realidade virtual. Tudo ainda está no campo do protótipo, mas já dá para ter uma ideia de como o resultado final vai ficar. A empresa divulgou um pequeno vídeo feito por um usuário que tirou centenas de fotos com o app, para transformá-lo em uma animação. O resultado é bem promissor.

Continua após a publicidade

 

View this post on Instagram

A post shared by junk-E-cat (@junk_e_cat)

 

Se depender do Prisma, os laços Rússia-EUA só crescerão. De acordo com a empresa de pesquisa focada em aplicativos, App Annie, o co-fundador da novidade russa foi ao Vale do Silício para divulgar sua criação. Durante a viagem, ele chegou até a dar uma passada na sede do Facebook. O que vai sair disso ninguém sabe – quer dizer, talvez Putin e a NSA já tenham alguma ideia sim.

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante. faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.