Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Os projetos secretos da Apple

Ela guarda seus próximos lançamentos a sete chaves. Mas existem documentos que permitem descobrir o que a empresa está preparando. E o que vai mostrar ao mundo nos próximos anos.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h33 - Publicado em 6 jan 2013, 22h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  •  (/)

    Bruno Romani

    Ela desenvolve novos produtos sob sigilo extremo. Mas, para evitar que a concorrência roube suas ideias, é obrigada a patenteá-las: registrar tudo em documentos oficiais que são guardados pelo governo dos EUA (mas podem ser acessados por qualquer pessoa). Analisando esses papéis, é possível saber no que a Apple está pensando – e as surpresas que reserva para os próximos anos*.

    iTV
    O que é: O último projeto em que Steve Jobs trabalhou, antes de morrer, foi uma televisão. Ele achava as TVs atuais muito complicadas e decidiu reinventar a maneira como interagimos com elas. “Eu finalmente consegui”, disse ao jornalista americano Walter Isaacson. A TV da Apple ainda não foi lançada (e, oficialmente, a empresa nem admite que o produto exista). Mas várias patentes indicam como ela pode ser:

    Super-LCD
    Deverá usar a tecnologia Fringe Field Switching (FFS), que é uma nova geração de tela LCD – com mais brilho, mais cores e mais contraste do que as televisões atuais. Essa tecnologia existe desde 2003, mas só funcionava em telas muito pequenas. A Apple conseguiu resolver o problema, e criou uma tela FFS de 40 polegadas.

    TV social
    A televisão da Apple deverá rodar aplicativos de iOS, que poderão exibir conteúdo da internet relacionado ao programa que você está assistindo. E o iPhone, se você tiver um, vai mostrar quais dos seus amigos estão vendo aquele mesmo programa – e você poderá bater papo com eles via iMessage.

    Controle remoto
    A TV será controlada por um iPhone, que também comandará os outros eletrônicos da sua casa. O legal é como ele aprende a fazer isso: basta tirar uma foto dos controles remotos. A foto é enviada via internet para a Apple, que identifica os modelos dos seus gadgets e configura automaticamente o iPhone.

    Continua após a publicidade

    CHANCE DE VIRAR REALIDADE – 4/5
    A Apple revolucionou os tocadores de música, os celulares e os tablets. A televisão é sua fronteira final. Por isso, é altamente provável que a iTV acabe chegando ao mercado.


    TOUCH SKIN

    O que é: Um tecido eletrônico sensível ao toque.

    Como funciona: O tecido poderia ser usado para revestir raquetes de tênis, tacos de golfe, painéis e volantes de carro – que passariam a reconhecer toques e gestos do usuário. Para controlar o ar-condicionado ou o rádio do carro, por exemplo, bastaria deslizar o dedo por determinada área do volante. É o fim dos botões.

    CHANCE DE VIRAR REALIDADE – 1/2
    A ideia é ótima. Mas como a Apple não fabrica raquetes, tacos nem carros, não teria tanto assim a ganhar com a invenção (no máximo, poderia licenciá-la a outras empresas).

    SINTETIZADOR DE VOZ
    O que é: Um aplicativo que lê mensagens de texto enviadas pelos seus amigos – utilizando as próprias vozes deles.

    Continua após a publicidade

    Como funciona: O iOS grava e analisa as vozes das pessoas com quem você fala ao telefone. Aí, quando você receber SMS ou e-mail delas, poderá pedir ao iPhone que leia as mensagens em voz alta. Em vez de usar uma voz robótica, o software consegue imitar a voz do seu amigo.

    CHANCE DE VIRAR REALIDADE – 1/5
    Mirabolante demais.

    TELA ELETRÔNICA HÍBRIDA
    O que é: Uma tela híbrida, que combina as melhores qualidades do LCD e do papel eletrônico.

    Como funciona: Para ler livros e textos longos, não existe nada melhor do que um Kindle – pois sua tela de papel eletrônico é muito mais agradável aos olhos. Para todo o resto, LCD (ou OLED) é a tecnologia ideal, porque tem muito mais resolução e qualidade. A Apple quer juntar as duas coisas e criar uma supertela que seja LCD e papel eletrônico. Como? Sobrepondo duas camadas de tela num só aparelho.

    CHANCE DE VIRAR REALIDADE – 3/5
    A tela híbrida é um sonho ambicioso, que terá de vencer desafios técnicos consideráveis. Mas vale o esforço, pois a recompensa seria espetacular – imagine ter um iPad que fosse capaz de se transformar em Kindle quando você quisesse ler um livro.

    Continua após a publicidade

    CARREGADOR CINÉTICO
    O que é: Um iPhone que se autorrecarrega enquanto você anda.

    Como funciona: O gerador é uma pequena peça que fica dentro do iPhone e é formada por uma bobina e um ímã. Conforme você anda, o telefone balança dentro do seu bolso ou bolsa. Com isso, o ímã se movimenta em relação à bobina – gerando uma corrente elétrica que carrega o iPhone.

    CHANCE DE VIRAR REALIDADE – 2/5
    Outras empresas também estão buscando essa solução. O problema é que, como o ímã e a bobina são pequenos, geram pouca energia – não o sufi-ciente para alimentar um smartphone.

    FONE SEM ENROLAÇÃO
    O que é: Fones que não embaraçam.

    Como funciona: Os fios são revestidos por um material de elasticidade variável (cada trecho tem uma resistência diferente). Isso evita que o cabo dê voltas sobre si mesmo – e acabe se embaraçando.

    Continua após a publicidade

    CHANCE DE VIRAR REALIDADE – 4/5
    Hoje, os fones de ouvido da Apple não são nenhuma maravilha, principalmente por uma questão de custo (como eles vêm com o iPhone e o iPod, têm de ser o mais baratos possível). O cabo anti-enrolamento pode ser produzido a custo baixíssimo, e seria um diferencial interessante.

    BORDA INTELIGENTE
    O que é: Uma nova maneira de usar o iPad.

    Como funciona: A faixa preta que contorna a tela do iPad, e que hoje não serve para nada, poderá reconhecer comandos – você poderá dar duas batidinhas nela para ligar ou desligar o aparelho ou deslizar o dedo para ajustar o volume. E quando estiver jogando, a parte de trás do iPad também se torna sensível ao toque (bastaria tocar e deslizar os dedos por ela para controlar o game, substituindo os atuais controles touchscreen).

    CHANCE DE VIRAR REALIDADE – 3,5/5
    A faixa inteligente seria uma novidade bem útil. Já a superfície traseira sensível parece algo ousado demais, que a Apple provavelmente não irá adotar – porque acabaria confundindo os usuários.

    A REINVENÇÃO DO TECLADO
    O que é: Um teclado mutante.

    Continua após a publicidade

    Como funciona: É uma superfície sensível ao toque. As teclas são virtuais, só aparecem quando necessário e podem variar conforme o que você está fazendo (quando você entra no Twitter ou no Facebook, por exemplo, poderiam surgir teclas como “like” e “retweet”). Para que a digitação seja mais fácil e confortável, a superfície do teclado é flexível: pedaços dela terão a capacidade de se elevar, formando teclas físicas temporárias.

    CHANCE DE VIRAR REALIDADE – 4/5
    A tecnologia ainda é cara e primitiva, mas já existe.

    RASTREADOR DE OLHOS
    O que é: Um sistema que monitora os seus olhos.

    Como funciona: O iPhone e o iPad saberiam para qual parte da tela você está olhando, e reagiriam a isso. Para rolar um texto, por exemplo, bastaria olhar para a parte de baixo da tela.

    CHANCE DE VIRAR REALIDADE – 5/5
    Muito provável – principalmente considerando que o Galaxy S III, da Samsung, já possui uma versão primitiva dessa tecnologia (o celular sabe que você está olhando pra ele, e evita que a tela seja apagada para economizar bateria).

    ÓCULOS ANTIXERETA
    O que é: Um sistema para impedir que outras pessoas espiem o seu iPhone ou iPad.

    Como funciona: Com um clique, você ativa o modo anti-xeretas, e aí a imagem da tela fica toda embaralhada – e só você, que está usando um óculos especial, consegue lê-la.

    CHANCE DE VIRAR REALIDADE – 3/5
    Usar óculos eletrônicos só pra evitar que as pessoas espiem a tela do seu iPhone? Mais do que paranoico, seria ridículo. Mas é possível que, em algum momento, a Apple desenvolva um par de óculos digital (até porque o Google promete lançar um em 2013). Se isso acontecer, o modo antixeretas deverá ser uma de suas funções.

    TERROR DAS OPERADORAS
    O que é: Um sistema que muda automaticamente de operadora de celular.

    Como funciona:
    O sistema dispensa os chips de operadora – e permite que o iPhone troque automaticamente de rede conforme a situação. Se você for ligar para um amigo que é cliente da operadora X, por exemplo, o iPhone percebe e usa essa rede, para que você economize na conta.

    CHANCE DE VIRAR REALIDADE – 2/5
    O grande obstáculo é político – as operadoras provavelmente iriam detestar, porque não querem perder faturamento nem clientes. Mas os consumidores iriam adorar. E vale lembrar que, na década passada, a Apple conseguiu dobrar um setor conservador: a indústria fonográfica, que foi convencida a vender suas músicas pelo iTunes.

    ALTER EGO VIRTUAL
    O que é: Um clone seu na internet.

    Como funciona: Hoje, quando você navega na internet, é monitorado silenciosamente por várias empresas – entre elas o Google e o Facebook, que têm como saber os endereços de alguns dos sites que você acessa. Contra isso, a Apple propõe um software de defesa, que seria instalado no seu computador e criaria um perfil falso, com dados falsos, sempre que alguma empresa tentasse seguir você.

    CHANCE DE VIRAR REALIDADE – 1/5
    Ajudar as pessoas a fornecer dados falsos na internet? Não iria pegar bem para a Apple.

    IPHONE INQUEBRÁVEL
    O que é: Sistema que protege de quedas.

    Como funciona: A tela do iPhone teria uma espécie de amortecedor, que ajudaria a protegê-la se o celular caísse no chão.

    CHANCE DE VIRAR REALIDADE – 1/5
    Infelizmente, é pouco provável – porque o amortecedor deixaria o iPhone mais grosso, o que a Apple certamente não irá querer.

    OUTRAS EMPRESAS
    A Apple não é a única com pesquisas e ideias instigantes. Veja algumas coisas que estão sendo estudadas por outras gigantes da tecnologia:

    NOKIA
    TATUAGEM DIGITAL
    O que é: Uma tatuagem temporária que avisa quando chegou e-mail ou SMS.

    Como funciona: Você colaria pequenas etiquetas, que parecem tatuagens, na pele. Aí, o seu smartphone emitiria um sinal capaz de fazer essas etiquetas vibrarem – alertando você quando chegasse uma nova mensagem.

    CHANCE DE VIRAR REALIDADE: 2/5
    Hoje parece bizarro. Mas daqui a dez anos pode muito bem estar na moda.

    GOOGLE
    INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
    O que é: Um software capaz de interpretar os vídeos do YouTube

    Como funciona: Quando um vídeo é enviado para o YouTube, o software analisa as imagens e compara com os clipes que já estão no acervo do site. Dessa forma, consegue identificar sobre o que é o vídeo – e até os nomes das pessoas que aparecem nele.

    CHANCE DE VIRAR REALIDADE: 5/5
    O programa Picasa, do Google, já oferece algo similar para fotos.

    INTEL
    DETECTOR DE ESTRESSE
    O que é: Um aplicativo que sabe quando você está nervoso.

    Como funciona: Enquanto você fala ao telefone, esse app analisa sua voz para identificar sinais de estresse (como aceleração da fala e tonalidade mais aguda). A partir daí, ele poderia tomar as medidas adequadas, como bloquear todas as chamadas e SMS por algum tempo.

    CHANCE DE VIRAR REALIDADE: 4/5
    Um protótipo já foi testado – segundo seus criadores, com 81% de acerto.

    *Procurada pela SUPER, a empresa não quis comentar as patentes descritas nesta reportagem.


    PARA SABER MAIS

    US Patent and Trademark Office
    https://www.uspto.gov

    Patently Apple
    https://www.patentlyapple.com

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.