Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

O trem de 1.200 km/h

Ele é mais rápido do que um avião. Anda num túnel sem ar e viajaria de São Paulo ao Rio em 20 minutos. Conheça o veículo mais avançado do mundo

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h31 - Publicado em 12 jan 2014, 22h00

Vinicius Abbate, Jonatan Sarmento, Paula Bustamante e Bruno Garattoni

“É uma mistura de trem elétrico e Concorde”. Foi assim que o americano Elon Musk apresentou ao mundo sua nova criação: o Hyperloop, um trem capaz de alcançar 1.220 km/h – duas vezes mais rápido que um trem-bala, e mais veloz até do que os aviões comerciais. O Hyperloop consegue atingir essa velocidade porque anda dentro de um túnel com pouco ar e flutua sobre os trilhos, o que reduz o atrito (veja no passo a passo abaixo). Musk diz que pretende construir um protótipo nos próximos anos. A ideia foi recebida com curiosidade e ceticismo. “É uma proposta ousada, com características mais de ficção científica do que de solução viável”, diz o especialista em transportes Orlando Fontes Lima, da Unicamp. O principal desafio é a construção do túnel, que teria de ser extremamente precisa. Mas Musk tem crédito. Nos últimos anos, realizou coisas consideradas economicamente inviáveis – criou a Tesla, montadora que só produz carros elétricos, e a SpaceX, que realiza os próprios voos espaciais.

ENTRADA DE AR
Uma turbina suga o ar que chega pela frente do trem. Além de melhorar a aerodinâmica, permitindo que o trem ande mais rápido, a turbina alimenta o compressor.

COMPRESR
Recebe e comprime o ar que entra pela turbina. É elétrico e tem 436 cavalos de potência. Também tem um sistema que mantém o ar frio (pois ele esquenta ao ser comprimido).

TANQUE DE AR
Armazena o ar comprimido e tem duas funções: fornecer o oxigênio que os passageiros irão respirar e alimentar as placas pneumáticas do trem.

Continua após a publicidade

CABINE
Cada trem levará 28 pessoas, dispostas lado a lado em 14 fileiras. Como ele tem apenas um metro de altura, as pessoas vão semideitadas, como num carro de F-1. Não há condutor a bordo (mas poderá haver comissários). Cada passageiro pode levar 50 kg de bagagem.

PLACA PNEUMÁTICA
É uma placa retangular, com furos que soltam o ar pressurizado (200 gramas de ar por segundo). Isso faz o trem flutuar a 1,3 milímetro do trilho e reduz o atrito, permitindo que atinja altas velocidades. Cada trem possui 28 dessas placas.

BAIXA PRESSÃO
O túnel tem um sistema de bombas que retiram o ar do seu interior. Ele é mantido a apenas 100 pascal de pressão (mil vezes menos que ao nível do mar). Como há pouco ar dentro do túnel, o trem sofre pouco atrito – e pode andar mais rápido.

BATERIAS
Pesam 2.500 kg e alimentam todos os sistemas do trem. Em caso de emergência, têm energia suficiente para manter o veículo funcionando e levá-lo até a próxima estação.

Continua após a publicidade

PLACAS LARES
Cobrem toda a parte superior do túnel e são capazes de gerar 57 megawatts (com picos de 285 megawatts em dias ensolarados). Fornecem a energia para abastecer todo o sistema.

TÚNEIS
O sistema teria dois túneis : um para a ida, outro para a volta. O túnel é feito de aço com 2,3 cm de espessura. Ele é suportado por 25 mil pilastras, projetadas para resistir a terremotos e vendavais.

PROPULR
É um conjunto de ímãs controlados eletronicamente, que geram campos magnéticos para empurrar o trem. Quando ele está chegando ao destino, os ímãs mudam de polaridade – e freiam o veículo. Durante a frenagem, o sistema gera energia, que é guardada nas baterias.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.