Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Facebook vai criar sistema de assinatura paga de páginas

Você gosta tanto de uma página ou digital influencer a ponto de querer pagar para receber seu conteúdo?

Por Felipe Sali
Atualizado em 20 mar 2018, 17h37 - Publicado em 20 mar 2018, 13h30

O Facebook precisa se reinventar — e sabe disso. Pouco a pouco, os mais jovens estão perdendo o interesse na plataforma; o ambiente permitiu o surgimento das “fake news”; e só essa semana seu valor de mercado caiu US$ 35 bilhões depois que foi descoberto como a empresa de análise de dados Cambridge Analytica usou informações de 50 milhões de usuários para fins políticos. Para piorar, uma parte importante da internet, os criadores de conteúdo, estão deixando a plataforma para produzir no YouTube ou Instagram.

Para impedir a dispersão, a empresa anunciou que está criando novas funcionalidades. Entre elas, a possibilidade de o público apoiar os criadores com assinaturas mensais em suas páginas. Como recompensa, os fãs receberão conteúdo exclusivo e um emblema no perfil, sinalizando que é um fã daquele artista, pessoa ou blog. A ferramenta também vai facilitar a comunicação entre as marcas, para posts patrocinados.

A ideia não é exatamente uma novidade. Empresas como Patreon e Padrim fazem um serviço bem parecido com resultados satisfatórios no mundo inteiro. No Brasil, pequenos e grandes produtores de conteúdo usam essas ferramentas. O perfil “Clara Decidida”, por exemplo, conta com mais de 206 apoiadores que contribuem para que ela publique seus livros no Wattpad. A youtuber Isabela Lubrano, do canal Ler Antes de Morrer, continua gravando graças aos seus 111 apoiadores. Unir um modelo de negócios que já funciona com todo o poder do Facebook pode trazer resultados ainda melhores para os interessados.

Nos últimos anos, a plataforma diminuiu consideravelmente o alcance das páginas com a justificativa de que isso deixou o feed mais interessante para o usuário comum — em teoria, queremos saber mais sobre nossos amigos do que sobre marcas. O novo investimento faz com que as páginas produzam para quem efetivamente quer receber o conteúdo. A ideia está em fase de testes e ainda não tem data para ser implantada no mundo todo. Seu principal concorrente nesta frente, o YouTube, também está testando uma iniciativa parecida.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.