Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Este super HD pode durar 13 bilhões de anos – e já se mostrou indestrutível

A invenção deve durar mais do que a própria humanidade.

Por Felipe Germano Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 4 nov 2016, 19h10 - Publicado em 18 fev 2016, 19h45

Alguns documentos são importantes demais para corrermos o risco de que sejam destruídos. Se ficarmos sem nenhuma cópia da Declaração dos Direitos Humanos, por exemplo, as questões humanitárias seriam ainda mais complicadas do que atualmente. Agora, o que pesquisadores da universidade de Southampton, na Inglaterra, estão afirmando é que podemos ficar despreocupados. Se depender deles, esses registros vão durar mais do que a própria humanidade.

Os cientistas criaram o que chamam de 5D, um mini-disco do tamanho de uma moeda que consegue armazenar 360 terabytes. O produto é tão resistente que os envolvidos no projeto ainda não conseguiram determinar quanto tempo duraria para o objeto parar de funcionar em condições normais. Mesmo que você tente estragar a mídia, colocando o CD em um ambiente à 190°C, a invenção conseguiria suportar essa situação por 13,8 bilhões de anos (mais do que o triplo da idade do nosso planeta). Para conseguir queimar a moeda – formada por nanoestrutras de quartzo fundido -, só mesmo em uma temperatura superior à 1.000 °C.

LEIA: Celular mais barato do mundo é lançado por 15 reais

O nome da novidade não é à toa: para conseguir tamanho armazenamento e resistência, os cientistas envolvidos no projeto afirmam que tiveram de usar não três, mas cinco dimensões. Além das tradicionais, diâmetro, largura e profundidade, a leitura dos dados também analisa a forma e a velocidade com que lasers emitidos por leitores entram dentro da moeda.

Entre os documentos eternizados até agora estão a Bíblia, Óptica (livro escrito por Isaac Newton), a Magna Carta e a já citada Declaração dos Direitos Humanos. “É emocionante pensarmos que criamos uma tecnologia para preservar documentos e informações que podem ser armazenadas no espaço para futuras gerações. Essa tecnologia pode servir como uma última evidência de nossa civilização: tudo que aprendemos não será esquecido”, afirmou em comunicado Peter Kazansky, professor da Universidade e responsável pelo projeto.

Continua após a publicidade

Cópia da Declaração dos Direitos Humanos

O próximo passo é que o produto chegue às prateleiras. A equipe do projeto atualmente está buscando parceiros para que a ideia seja comerciável.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.