Esta cor pode ser culpada por sua falta de sono
Olhar para esta cor torna a sua noite de sono pior e a má notícia é que você provavelmente a encara antes de dormir
Cientistas da Universidade de Manchester descobriram uma cor capaz de atrapalhar o nosso sono. Mesmo que você durma oito horas por noite, a qualidade do tempo na cama piora se você for muito exposto a ela. A pior parte é que você tem contato diário com esse matiz e, provavelmente, isso também acontece pouco antes de dormir. A cor é o ciano, um azul-esverdeado comumente emitido por telas de smartphones e de computador.
O estudo publicado na revista Sleep mostrou que voluntários foram expostos a diferentes níveis de ciano e depois tiveram medidos seus níveis de melatonina, o hormônio responsável por regular o sono. Quanto mais luz ciano nas vistas, menos melatonina era encontrada na pessoa.
Já faz algum tempo que sabemos sobre a influência da luz do celular sobre o nosso sono, mas o mecanismo cromático envolvido está cada vez mais mapeado. Agora que temos um culpado mais específico, os pesquisadores poderão trabalhar em maneiras de resolver o problema. Uma das apostas é a tela melanópica, tecnologia que permite ao usuário ajustar os níveis de emissão de ciano. Os cientistas acreditam que essa tecnologia pode ser adotada em pouco tempo nos smartphones e computadores.
Por enquanto, para melhorar o seu sono, você pode evitar o uso de telas 30 minutos antes de dormir e, durante o dia, ativar o modo “filtro de azul” no seu celular. A função está disponível para iOS e Android e ajuda a diminuir um pouco a exposição ao ciano.
Papa Leão 14 revela seus quatro filmes favoritos
Por que os incas cavaram milhares de buracos em uma montanha? Estudo traz pistas
“Lumines Arise” reinventa puzzle japonês inspirado em “Tetris”
“Deathbots”: testamos os robôs de IA que permitem “conversar com os mortos”







