Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Esse código secreto do Facebook permite que você jogue xadrez no Messenger

A nova ferramenta do Messenger apareceu onde ninguém esperava

Por Felipe Germano Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 11 mar 2024, 09h22 - Publicado em 10 fev 2016, 11h15
  • Seguir materia Seguindo materia
  • alengo | iStock
    alengo | iStock (/)

    Zuckerberg é um cara de mistérios. Toda a história da criação do Facebook, as brigas com o brasileiro Eduardo Saverin, os planos para a utilização do WhatsApp dentro da marca, tudo é cercado de segredos. Nada mais natural, então, do que o fato dele ter escondido algumas funções em sua própria rede social. Não, não é o botão de dislike, mas muita gente vai se animar: dá para transformar seu Messenger em um tabuleiro de xadrez.

    O processo é super simples, na verdade: basta escolher o amigo que você quer confrontar em uma partida, abrir o chat e enviar a seguinte mensagem: “@fbchess play”. Se der tudo certo, um tabuleiro aparecerá para você e seu rival.

    LEIA: O que a Internet esconde de você

    A partir daí a coisa fica um pouquinho mais complexa do que quando você joga com pecinhas de verdade. Sempre antes de fazer qualquer jogada, deve ser digitado “@facebookchess”. O tabuleiro é seccionado com letras na vertical e números na horizontal; assim, para você controlar as peças, é necessário que dê as coordenadas. É quase uma batalha naval. Só que com o cavalo no lugar do navio.

    Para escolher a peça que deseja movimentar, você deve seguir um código interno onde cada letra representa uma peça diferente: P é para o peão, N para o cavalo, B para o Bispo, R para o torre, Q para a rainha e K para o rei. Na prática, “@facebookchess: Re4” coloca a torre na casa e4, Bh5 coloca o bispo no quadrado h5, e assim por diante.

    Continua após a publicidade

    Existem também algumas funções um pouco mais complexas que a ferramenta possibilita. Se você fizer questão de jogar com a cor branca, por exemplo, é só dizer “@fbchess play white”. Para quem prefere a preta, é só substituir a última palavra por “black”. Se você vir que não tem muito jeito, e tentar cavar um empate, é só digitar “@fbchess draw offer”- se o adversário responder com o mesmo comando, é decidido o empate. Também dá para desistir de uma vez: é só digitar “@fbchess resign”.

    Outra ferramenta permite – caso consiga atravessar o tabuleiro – transformar o peão em outro tipo de peça. Basta colocar a posição onde o peão está junto com o símbolo de igual e a letra da peça que você quer que ele se transforme. Um peão que saiu da fileira dois e conseguiu chegar na oito, para virar rainha, é só digitar “@fbchess e8=Q”. Também há outros comandos, como o de pedir para o adversário deixar você voltar uma jogada (@fbchess undo). Você pode ver a lista completa digitando “@fbchess help” a qualquer momento.

    Está liberado assustar quem não conhece a função, fazendo um tabuleiro aparecer entre suas mensagens de uma hora para a outra. Às vezes, mas só as vezes, o Facebook justifica termos trocado o Orkut por ele. Xeque-mate.

    LEIA TAMBÉM:
    Computador vence humano em Go, jogo mais complexo que xadrez
    Como e onde surgiu o xadrez?
    Como o Facebook piora a depressão

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.