Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Prorrogamos a Black: Super com preço absurdo

Do rato ao computador

A epidemia fechou as universidades inglesas e mandou para casa o jovem físico...

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
30 jun 2006, 22h00 • Atualizado em 31 out 2016, 18h49
  • Rodrigo Rezende

    Rato

    Infestou todas as cidades da Europa no século 14 e espalhou a peste negra, que dizimou um terço da população do continente. Não satisfeito, o roedor abalou mais uma vez o curso da história ao causar a Grande Praga de Londres (1665–1666). A epidemia fechou as universidades inglesas e mandou para casa o jovem físico…

    Isaac Newton

    Sem nada melhor para fazer em sua cidade natal, Woolsthorpe, o rapaz de 23 anos pegou seus livros, trancou-se no quarto e realizou uma façanha quase sobrenatural: reformulou, em apenas 18 meses, toda a física. Nesse período, Newton descobriu as leis da ótica, a Teoria da Gravitação Universal e, de quebra, criou uma das ferramentas mais importante da matemática: o…

    Continua após a publicidade

    Cálculo

    Pense na escultura mais complexa que você já viu. Foi só com o cálculo que os matemáticos se tornaram capazes de dimensionar algo tão difícil quanto o volume dela, por exemplo. O poderoso método fez tanto sucesso que alavancou a publicação de centenas de livros sobre o tema. Um deles foi escrito, em 1859, por um grande admirador de Newton, o matemático inglês…

    George Boole

    Continua após a publicidade

    Ele desenvolveu, nos últimos capítulos de seu livro sobre equações diferenciais, uma idéia revolucionária demais para ficar restrita aos matemáticos: o código binário, linguagem lógica composta apenas dos números 1 e 0. Mas a sacada de Boole só saiu do papel em 1937, quando o engenheiro Claude Shanon resolveu usá-la na construção de circuitos eletrônicos. Funcionou. Resultado: a nova linguagem foi parar dentro do…

    Computador

    Ele já existia desde o século 19, mas só se tornou viável quando aprendeu a usar a nova língua. As válvulas pesadas foram aposentadas pelos transistores nos anos 50. E ele só virou a coisa onipresente que é hoje depois de ter ganho um companheiro inseparável nos anos 80: o mouse (ou rato, como é conhecido em Portugal).

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    MELHOR OFERTA

    Digital Completo