Disney constrói robô que sobe pelas paredes
Chamado de VertiGo, a invenção utiliza hélices para pressioná-lo contra a parede.
Que a Disney é capaz de fazer basicamente qualquer coisa, ninguém mais duvida. A empresa foi responsável por transformar um camundongo em um dos maiores símbolos da cultura pop, construir os mais famosos parques de diversão do mundo no meio de um pântano, e estragar uma história belíssima com Bambi 2. Mas, mesmo para os padrões deles, a novidade é surpreendente. A companhia do Mickey anunciou que construiu um robô – que escala paredes.
O nome da invenção é VertiGo (um trocadilho com a palavra “vertigem”, em inglês), e foi construída por um equipe de pesquisas da Disney localizada em Zurique, Suíça, em parceria com o Instituto Federal de Tecnologia da cidade (que responde pela sigla ETH).
Para fazer o robozinho desafiar a gravidade, a ideia foi aumentar o atrito entre as rodas e a parede. O VertiGo é leve por ser feito de fibra de carbono, e possui duas hélices que empurram o robô contra o muro até o ponto em que ele consiga escalá-lo. Ele é conduzido por controle remoto e ainda possui sensores infravermelhos que enviam informações para seu guia, ajudando a dirigi-lo melhor.
LEIA: Austrália cria robô marinho assassino – com uma missão nobre
Ainda não se sabe qual a função do robô, mas, se você já colocou ele na sua lista de compras, talvez fique desanimado: “VertiGo é um protótipo e, no momento, não há planos para a produção de uma versão dedicada ao público”, afirmou Paul Bertney, um dos membros da equipe de criação, em entrevista ao site americano Mashable. “O robô tem potencial para ser usado no entretenimento, também possibilitando efeitos especiais. Mas é uma tecnologia geral para a locomoção em paredes com outros possíveis usos, como inspeção industrial”, completa.
Não é a primeira vez que a Disney constrói um robô que impressiona. O BB-8, de Star Wars também funciona de verdade, e até agora estão tentando entender como ele faz para se mover.
LEIA TAMBÉM:
Robô ajuda crianças suecas no aprendizado da escrita
Vão começar os testes para o primeiro carro voador
Como fazer a sua Internet durar mais