Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Apertem os cintos, o caminhoneiro sumiu!

Depois dos carros autônomos, surgem os caminhões sem motorista. Conectados por wi-fi em um comboio inteligente, eles economizam até 10% de combustível

Por Ana Carolina Leonardi
Atualizado em 31 out 2016, 19h01 - Publicado em 8 abr 2016, 18h45
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Divulgação | EU Truck Platooning
    Divulgação | EU Truck Platooning (/)

    Seis comboios de caminhões sem motorista se encontraram em Amsterdã depois de mais de um mês viajando pela Europa. Foi a primeira vez que esse tipo de veículo atravessou fronteiras nacionais, como parte do Desafio 2016 de Comboios de Caminhão da União Europeia.

    Os caminhões participantes não eram apenas inteligentes individualmente – o comboio era controlado via wi-fi. Com todos os veículos em comunicação automatizada o tempo todo, era possível manter uma distância bem menor entre um e outro do que com caminhões dirigidos por motoristas.

    A necessidade de manter uma distância grande do carro à frente tem a ver com o tempo de reação do motorista. O ser humano não consegue frear exatamente assim que perceber que o trânsito está desacelerando. Já a ação do computador é imediata e, através da conexão entre os caminhões, todos freiam de forma coordenada e segura.

    Com uma menor distância entre os veículos, sobra mais espaço na estrada e o congestionamento melhora. Além disso, todo veículo precisa vencer a resistência do ar para se mover e isso gasta combustível.

    LEIA: O fim dos carros como você conhece​

    Continua após a publicidade

    Como no comboio inteligente os caminhões ficam perfeitamente alinhados e próximos, a resistência do ar sobre o conjunto é menor do que seria se todos estivesse se movendo separadamente e o gasto de gasolina diminui em até 10%. Por isso, a organização do desafio acredita que, quando esse tipo de tecnologia se popularizar, o transporte deve se tornar mais eficiente e mais barato.

    O evento começou em 29 de março. Cada caminhão tinha um motorista humano para casos de emergência e manobras de volante mais complicadas. Seis empresas participaram, cada uma com um comboio: a DAF Trucks, a Daimler Trucks, a Iveco, a MAN Truck & Bus, a Scania e a Volvo. Eles seguiram um caminhos diferente, partindo da Bélgica, Alemanha e Suécia, e todos se encontraram na Holanda.

    LEIA TAMBÉM:
    Fórmula 1 sem pilotos mostra seu novo – e assustador – carro
    – Supercaminhões para supercargas
    – Carros autônomos do Google deram problema 341 vezes enquanto andavam 

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.