Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Antenas salvam mapa do céu

Um esforço internacional reunindo quatro antenas instaladas nos Estados Unidos, na Guiana Francesa, na Austrália e na Alemanha reaviva as esperanças de que o satélite Hipparcos, da Agência Espacial Européia, consiga cumprir a missão de mapear o céu com precisão jamais alcançada. Perdido no espaço desde agosto de 1989, devido a uma falha no lançamento, […]

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h52 - Publicado em 15 jan 2010, 22h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  •  (/)

    Um esforço internacional reunindo quatro antenas instaladas nos Estados Unidos, na Guiana Francesa, na Austrália e na Alemanha reaviva as esperanças de que o satélite Hipparcos, da Agência Espacial Européia, consiga cumprir a missão de mapear o céu com precisão jamais alcançada. Perdido no espaço desde agosto de 1989, devido a uma falha no lançamento, o Hipparcos passava 70% do tempo fora do alcance da única estação de rastreamento designada para acompanhá-lo, a de Odenwald, na Alemanha. Com as quatro antenas, porém, o período de contato cobre 93% da órbita, já tendo permitido fazer 5 milhões de medidas.

    Uma comparação ajuda a ter idéia do serviço do satélite. O diâmetro da Lua, visto da Terra, forma uma ângulo de 0,5 grau. Mas o Hipparcos pode medir a posição de uma estrela com um erro menor do que 10 milésimos de grau – um ângulo 180 000 vezes menor do que da Lua. Prevê-se, agora, que o mapeamento será ainda melhor que o planejamento inicialmente, hoje, apenas 1000 estrelas têm posição conhecida com um erro menor do que 50 milésimos de grau. Graças ao satélite, serão 120 000 estrelas.

     

     

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.