Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Uber lança versão 80% mais barata para adaptar-se à crise

UberFeet, novo serviço da empresa, elimina um intermediário caro e problemático em tempos de recessão: o carro.

Por Alexandre Versignassi
Atualizado em 31 out 2016, 19h00 - Publicado em 1 abr 2016, 18h30

 

Primeiro foram os sedãs pretos do uberBlack, depois vieram os carros comuns, do uberX, oferecendo corridas mais em conta, e agora chega uma nova versão, com preço ainda mais reduzido: a uberFeet. Nessa modalidade, a viagem acontece nas costas do colaborador do Uber. “Entendemos que o carro é um intermediário que, em muitos casos, pode ser dispensado”, diz Emerson Sotomayor, vice-presidente do Uber para a América Latina. “Trata-se de um modelo criado sob medida para a crise brasileira: qualquer desempregado agora pode se tornar colaborador nosso, mesmo que não tenha carro”, aponta o executivo.

O raciocínio é que a ascensão do desemprego alimente tanto a demanda pelo serviço como a oferta de prestadores. Tanto que duas mil pessoas, segundo o Datafolha, enfileiravam-se na manhã desta sexta, primeiro de abril, na sede do Uber para cadastrarem-se como condutores do Feet. “Achei uma boa, até porque nem tenho carteira de motorista”, diz Fidípedes Souza, que havia chegado na fila às 4 da manhã. “Gostei também porque ainda dá pra gente fazer um exercício enquanto ganha dinheiro”.

Sotomayor concorda: “É muito mais saudável trabalhar para o uberFeet do que para as versões motorizadas. Se eu não tivesse que usar terno o dia inteiro, já tinha me cadastrado!”, gargalha o executivo.

A empresa espera atrair o público jovem, apresentando o serviço como algo mais descolado e ecológico que os meios tradicionais. “Usar o uberFeet é uma alternativa bem mais sustentável do que andar de bicicleta, por exemplo”, afirma Sotomayor. “Bicicleta usa pneu. Pneu é feito de borracha sintética. E borracha sintética é feita de petróleo. No uberFeet não tem nada disso”.

Continua após a publicidade

Frugalidade à parte, a companhia já planeja uma versão premium: a uberFeet Black, voltada a um público de maior poder aquisitivo, mas que não abre mão das vantagens ecológicas e sociais do pedestrianismo. Nessa modalidade vip, os passageiros serão transportados em liteiras, por quatro a seis condutores. A água e as balinhas continuarão grátis.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.