Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Petição para que Elon Musk perca cidadania canadense já tem quase 300 mil assinaturas

Documento acusa Musk, cuja mãe é do Canadá, de ameaçar a soberania do país junto ao presidente dos EUA Donald Trump. Entenda.

Por Rafael Battaglia
Atualizado em 26 fev 2025, 14h05 - Publicado em 25 fev 2025, 14h00

Desde o dia 20 fevereiro está uma aberta uma petição parlamentar no Canadá que pede para que o governo do país revogue a cidadania canadense do empresário Elon Musk e confisque o seu passaporte.

Musk tem três cidadanias. A primeira, claro, é a sul-africana: ele nasceu na cidade de Pretória em 1971. A segunda é americana: ele a conseguiu em 2002, após dez anos estudando e trabalhando nos EUA. E, por fim, a canadense: sua mãe, a modelo e nutricionista Maye Musk nasceu no país do xarope de bordo. Ela é natural de Regina, uma cidade de 200 mil habitantes no estado de Saskatchewan.

Musk aproveitou o passaporte canadense em 1989, quando ingressou na Queen’s University, uma universidade pública no estado de Ontário. Passou dois anos por lá antes de se mudar de vez para os EUA.

A petição partiu da enfermeira e escritora Qualia Reed e foi endossada pelo membro do Parlamento Charlie Angus, um crítico de Musk e do presidente dos EUA, Donald Trump (para além do apoio durante a campanha eleitoral, vale lembrar que Musk agora possui um cargo no governo americano, e sua principal tarefa é enxugar os gastos públicos).

Até a manhã desta quarta (26), a petição reunia mais de 300 mil assinaturas. O documento acusa Musk de se envolver em atividades que vão contra os interesses do Canadá, de ter usado seu poder e riqueza para influenciar as eleições do país e por trabalhar para um presidente que ameaça a soberania canadense.

Continua após a publicidade

No início do ano, Trump impôs tarifas de 25% sobre produtos do Canadá (e também do México). Os EUA são, de longe, o maior parceiro comercial do país: 70% das exportações canadenses vão para lá. O aumento nos impostos poderia arrasar a economia do país.

O aumento, porém, está suspenso até 4 de março, quando Trump deverá rever a decisão. Canadá e México têm feito concessões para agradar o presidente americano (como endurecer a segurança nas fronteiras para evitar o tráfico de drogas) e tentar se livrar da tributação extra.

Além do golpe comercial, Trump já demonstrou o desejo de anexar o Canadá. Em fevereiro, o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, confessou a empresários e líderes sindicais da cidade de Toronto que a vontade do presidente americano é real é não deve ser descartada – e que provavelmente tem a ver com os recursos naturais do país. Trump costuma chamar Trudeau de “governador”, como se o Canadá já fizesse parte dos EUA.

Continua após a publicidade

O Canadá não é o único alvo na cruzada expansionista de Trump, diga-se. Ele também tem olhos na Groenlândia (uma região autônoma da Dinamarca), no Canal do Panamá e na Faixa de Gaza.

A petição ficará aberta até o dia 20 de junho. Se a cidadania de Elon Musk for mesmo cassada, ele só poderá solicitar uma nova em dez anos. A ver como o mapa-múndi depois da segunda era Trump estará até lá.

Continua após a publicidade

 

 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.