Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

9GAG constrói monolito de memes

Site de humor cria uma "relíquia arqueológica" dedicada aos memes para que ela seja descoberta no futuro

Por Guilherme Eler
5 Maio 2017, 16h43

Em comemoração ao seu nono aniversário, o 9GAG resolveu erguer um monumento em homenagem a aquilo que o manteve de pé durante todo esse tempo: os memes. As pinturas rupestres são o maior exemplo de que registrar algo em pedra é a chave para que o conteúdo fique para a posteridade. Pensando nisso, o site de humor se propôs a eternizar memes marcantes da nossa época em um monolito rochoso de 24 toneladas e 4 metros – e enterrá-lo no meio de um deserto para ser descoberto pelos humanos do futuro.

Para definir os memes que não podiam ficar de fora da homenagem, foi realizada uma eleição entre os usuários, que contou com cerca de 650 mil votos. Apesar de ter sua sede em Hong-Kong, a maior parte da audiência do site é representada por norte-americanos – que acabaram escolhendo memes mais famosos nos EUA.

São nove no total: dentre eles há os clássicos, como “Agora a p*rra ficou séria”, ou “Friendzone”, e também os mais recentes, como o do chefe de cozinha turco mestre na arte de temperar carnes sensualmente, o “Salt bae”. Completam a lista alguns mais conhecidos lá fora, como Dick Butt, We need AIR support, World vs USA, PPAP, Doge, e Hardest name in Africa.

O “primeiro monumento humano ao humor” foi talhado em calcário pelo escultor espanhol Antonio Soler, e está enterrado no meio de um deserto. O local exato não foi revelado, só se sabe a data em que o trambolho foi escondido (19 de abril) e que o referido deserto fica na Europa. Toda essa descrição serve para impedir que algum sem-graça não tente estragar a surpresa que os humanos do futuro hão de ter com a descoberta. “Quando as futuras gerações o encontrarem, elas saberão que os humanos, além serem inteligentes, também eram muito engraçados”, diz o site, no vídeo oficial da campanha, que você pode assistir logo abaixo.

Continua após a publicidade

Na tentativa de comunicar-se com extraterrestres, os cientistas já se utilizaram de técnicas parecidas. Desenhos como a Mensagem de Arecibo ou os que foram grafados nos discos de ouro da Voyager, são os exemplos mais famosos. Nelas, estavam grafados informações básicas sobre os terráqueos, como nossos elementos químicos, informações sobre nossas naves espaciais e o desenho de figuras humanas. A ideia era de que seres de outro planeta encontrassem as mensagens vagando pelo espaço e tentassem travar contato conosco.

A primeira mensagem de Arecibo feita inteiramente de memes já está lançada à sorte, à deriva no tempo até que seja resgatada pelas gerações futuras. Não se sabe quando ou como ela será descoberta. Só se espera que os humanos do futuro esbocem pelo menos um sorrisinho – e quem sabe compartilhem o registro em uma rede social futurista qualquer.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.