Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

2017 foi o ano mais seguro para viagens aéreas

De acordo com uma consultoria holandesa, foram registrados 35 milhões de voos no mundo todo — e apenas dois acidentes fatais

Por Lucas Pasqual Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 11 mar 2024, 18h17 - Publicado em 2 jan 2018, 13h13

2017 foi o ano em que mais pessoas viajaram de avião na história — e, apesar do recorde, também foi o mais seguro para os passageiros.

De acordo com o Civil Aviation Safety Review for 2017, relatório anual divulgado pela consultoria de aviação holandesa To70, apenas dois acidentes fatais foram registrados ao longo do ano, com 13 mortes, de um total de 35 milhões de voos.

O primeiro aconteceu em outubro, quando os pilotos de uma ambulância aérea angolana perderam o controle da aeronave, um Embraer Brasilia, após uma falha mecânica. Sete pessoas morreram.

Depois, em novembro, outras seis foram vítimas da queda de um Let L-410 operado pela Khabarovsk Avia, estatal russa, em Nelkan, no extremo leste do país. Uma garota de quatro anos sobreviveu.

A To70 analisa voos envolvendo aeronaves de passageiros que pesem mais de 5,7 toneladas, e não contabiliza helicópteros, voos privados ou militares.

Continua após a publicidade

Em entrevista ao The Independent, o líder da pesquisa, Adrian Young, ressalta que as taxas baixas de 2017 não devem se manter: “Em parte, esses números positivos são pura sorte. Mesmo assim, o nível de segurança que a aviação civil atingiu é excepcional.”

O relatório aponta, ainda, que dispositivos eletrônicos despachados durante o check-in são potencialmente perigosos. “O uso crescente de baterias de íon de lítio em eletrônicos cria um risco de incêndio a bordo”, lembra Young.

Em 2016, foram registradas 271 mortes em sete acidentes aéreos — incluindo aí a tragédia com o time da Chapecoense. Nos dois anos anteriores, os números eram bem mais altos: em 2015, 471 pessoas em quatro acidentes; e em 2014, 864 pessoas em cinco acidentes, segundo a consultoria holandesa.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.