Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Oferta Relâmpago: Super por apenas 7,99

Ter uma longa noite de sono – com pequenas interrupções – é pior que dormir pouco

Por Lucas Baptista
10 nov 2015, 16h30 • Atualizado em 8 mar 2024, 11h38
  • Com o ritmo de correria e estresse de hoje, não é de se admirar que haja tanta pesquisa sobre o sono. Inclusive já descobrimos por que algumas pessoas precisam de mais horas de sono que as outras e analisamos o que acontece enquanto você dorme em uma matéria de capa da SUPER. 

    Dessa vez, pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos EUA, fizeram um estudo que sugere que ter o sono interrompido durante a noite – aquele que você dorme e acorda o tempo todo – pode ser menos saudável do que dormir por curtos períodos – mas sem pausas.  

    Eles dividiram 62 pessoas (homens e mulheres) em dois grupos: metade era forçada a acordar quando pegava no sono e o outro grupo apenas ia para a cama mais tarde do que a média. Já na segunda noite dava para perceber que os que eram forçados a acordar estavam com o estado de espírito pior que as pessoas do outro grupo. 

    dormindo mal

    Leia também: 6 dicas científicas para dormir melhor

    Até aí esse comportamento já era esperado, mas no final da terceira noite, as estatísticas mostraram que dormir e acordar várias vezes no meio da noite afeta o bem-estar físico e mental.   

    Continua após a publicidade

    “Quando o sono é interrompido durante toda a noite, você não tem a oportunidade de progredir através dos estágios de sono para obter a quantidade de ondas de sono necessárias para uma noite perfeita, que é fundamental para o sentimento de restauração”, explicou o principal autor do estudo Patrick Finan.

    O estudo é importante para abrir novos caminhos para tratamentos de insônia, que é uma das maiores causas da depressão.

    Leia mais: Soneca à tarde faz bem a saúde

    (via sciencealert)

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login