Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Sonâmbulos podem ser acordados

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 19h05 - Publicado em 6 abr 2012, 22h00

Textos Gustavo Simon

Esqueça aquela história de mal súbito ou ataque cardíaco. Isso é lenda! O máximo que pode acontecer a um sonâmbulo caso ele seja acordado durante uma crise de sonambulismo é ele tomar um susto. Sim, porque acordar um sonâmbulo que está andando pela casa não é muito diferente de despertar alguém que esteja dormindo normalmente na cama.

“Durante a crise de sonambulismo, a pessoa sai do estado de sono profundo, mas não fica totalmente consciente”, explica o neurologista Luciano Ribeiro, do Instituto do Sono da Unifesp. O sonâmbulo ativa suas funções motoras durante o sono, explica Ribeiro. Mas isso acontece antes de ele entrar na fase REM – sigla em inglês para “movimento rápido dos olhos”, o período em que a gente mais sonha. “Apesar da atividade, sua consciência permanece adormecida.”

O resultado é que, mesmo dormindo, o sujeito se levanta, sai andando, abre a geladeira, arrasta móveis… E pode até sofrer um acidente, como tropeçar ou rolar escada abaixo. O ideal é reconduzir o sonâmbulo para a cama sem despertá-lo. Se não der, pode acordá-lo sem qualquer receio. Afinal, melhor levar um susto do que acabar com uma perna quebrada.

 

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.