Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Quais tipos de câncer mais matam no Brasil?

Conheça o ranking com os dez tipos de câncer que mais matam brasileiros

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 11 jan 2023, 21h21 - Publicado em 30 set 2012, 22h00

Davi Rocha

Os dados refletem o estilo de vida da geração que está na casa dos 50 anos. Mudanças de hábito, como fumar e beber menos e consumir mais alimentos saudáveis, podem diminuir a incidência da doença, que em 2012 atingirá 520 mil pessoas

1. Pulmão: De difícil diagnóstico, costuma ser descoberto em estágios avançados, o que faz o índice de mortalidade chegar a 86%. É o tipo mais comum de câncer no país, devido à quantidade de fumantes: 15% dos brasileiros.

2. Estômago: O maior fator de risco é o contato com a bactéria Helicobacter pylori, presente em alimentos e água potável. Comida com conservantes, como enlatados, potencializa as chances de tumor.

Continua após a publicidade

3. Colorretal: Idade e fatores genéticos são as maiores causas. A doença começa com o surgimento de tumores benignos no intestino grosso. Exames de fezes podem detectá-la nesse estágio, quando há boas chances de cura.

4. Próstata: Idade é o maior fator de risco, mas alimentação rica em gordura animal e obesidade contribuem. O exame antígeno prostático específico, o famoso exame de toque, ajuda a diagnosticar cedo a doença.

5. Mama: É o mais comum entre as mulheres em todo o mundo. Seu diagnóstico é fácil. Basta fazer o autoexame de toque das mamas e a mamografia. Se descoberto precocemente, há grandes chances de cura.

Continua após a publicidade

6. Fígado: A cirrose hepática, relacionada ao alcoolismo, provoca metade das ocorrências. Este câncer também é muito ligado à hepatite C e à hepatite B, que pode ser prevenida por vacinação.

7. Pâncreas: Facilitado por consumo de cigarro, álcool e dieta rica em gordura, é raro antes dos 30 anos e mais comum depois dos 60. Os principais sintomas são perda de apetite e de peso, fraqueza, diarreia e tontura.

8. Cavidade oral e boca: A boca é um dos órgãos que mais sofrem com a exposição ao cigarro e ao consumo de álcool – ou, pior ainda, à combinação dos dois. Estômago, esôfago e laringe também sofrem com a dupla.

Continua após a publicidade

9. Leucemia: É provocado pela proliferação descontrolada dos glóbulos brancos no sangue. Surge devido a radiação, tratamento de outro câncer ou motivos genéticos.

10. Colo de útero: Causado principalmente pelo vírus HPV, comumente adquirido por contato sexual. O papanicolau, exame recomendado às mulheres a partir dos 25 anos, é o método usado para descobrir o tumor.

*Dados de 2008

Fontes Cláudio Noronha, coordenador de ações estratégicas do Instituto Nacional de Câncer; Ministério da Saúde; Globocan 2008

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.