Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Pasta de dente: açúcar, soda cáustica e laxante

Apesar disso, os ingredientes da sua pasta de dentes não engordam, não queimam e não o levam para o banheiro. A não ser que você coma alguns tubos por dia

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 19h00 - Publicado em 19 mar 2011, 22h00

Nathália Braga

ADOÇA – Sorbitol
Um tipo de açúcar que não é fermentável pelas bactérias. Por isso adoça cremes dentais sem risco de provocar cárie. Como também não é digerido por humanos, ele é muito comum em produtos diet. Mas cuidado: se consumido em doses maiores que 50 gramas, tem ação laxante. Tanto que é o ingrediente ativo de muitos supositórios.

TIRA GORDURA – Lauril Sulfato de Sódio

É o detergente usado no seu xampu. Além de tirar a gordura, ele faz muita espuma, ajudando no efeito psicológico da limpeza.

FORTALECE – Flúor
Havia uma cidade nos EUA em que ninguém tinha cáries. Então descobriram que a água de lá era rica em fluoreto. A conclusão: flúor fortalece os dentes. Ninguém sabe se a cidade existiu, mas o fato é que esse ingrediente deixa mesmo o esmalte dentário mais resistente aos ácidos das bactérias, que causam as cáries. E, sim, há flúor na água da torneira, mas não o suficiente para fazer efeito (na pasta ele funciona).

MATA – Triclosan
Antisséptico que protege os dentes da placa bacteriana, aquelas machas esbranquiçadas que aparecem junto às gengivas e que nada mais são que acúmulo de bactérias. Também é bastante usado em sabonetes e desodorantes.

FIXA – Copolímero PVM/MA
Funciona como um adesivo, que gruda em toda a boca e permite que o triclosan seja liberado aos poucos, durante um longo período. Sem ele, não seria possível ter “12 horas de proteção”.

Continua após a publicidade

CLAREIA – Hidróxido de sódio
Ou soda cáustica. Além de desentupir cano, essa base controla a acidez da boca e ajuda a clarear os dentes. Por ser altamente corrosiva, pode provocar queimaduras e até cegueira. Mas calma. Na pasta de dentes a concentração é mínima: não passa de 1,5%.

ILUDE – Branco CI 77891
Quando usado como corante, o dióxido de titânio ganham esses números que funcionam como uma especificação da cor. Deixa a mistura bem branquinha, como você gostaria que ficassem os seus dentes.

Fontes: Anvisa; Associação Brasileira da Indústria Química; Elza Helena Guimarães Lara, farmacêutica do Laboratório de Desenvolvimento e Pesquisa da Help; Heitor Panzeri, da Associação Brasileira de Odontologia; Maria Cristina Ricci Queiroz, da Escola Superior de Química das Faculdades Oswaldo Cruz; Renato Sanches Freire, do Instituto de Química da USP; Rosemary Adriana Marcantonio, da Faculdade de Odontologia de Araraquara da Unesp. Procurada, a Colgate-Palmolive não quis se pronunciar.

Imagem: Thegreenj / GNU Free Documentation License / Wikimedia Commons

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.