O que acontece com a orelha dos lutadores de jiu-jitsu?
Existem protetores acolchoados especiais, mas a orelha em couve-flor se tornou tão evidente como marca registrada dos lutadores que entrou na moda
De tão deformada, ela fica parecendo uma couve-flor. Isso ocorre devido aos atritos e esmagamentos sofridos continuamente durante treinos e lutas, seja contra o chão, seja contra o braço do adversário, quando esse agarra o lutador pelo quimono. “Esses traumas criam hematomas entre a cartilagem, que é o principal componente da orelha, e a capa de pele que a protege, separando uma da outra e resultando em sua desfiguração”, afirma Gilberto Formigone, otorrinolaringologista-chefe do Hospital das Clínicas de São Paulo.
Existem protetores acolchoados especiais para evitá-la, mas a orelha em couve-flor se tornou tão evidente como marca registrada dos lutadores que entrou na moda, a ponto de alguns praticantes usarem alicates para acelerar o processo de deformação. Instalado o hematoma, a única maneira de corrigir a lesão é drenar o sangue e colar a cartilagem à membrana.
Se isso não for feito imediatamente, só restará a cirurgia plástica e, mesmo assim, dificilmente a orelha recuperará seu formato original. Mas o problema não é apenas estético.“Além de dolorosa, essa condição diminui a capacidade do lutador e deixa a região vulnerável a infecções”, diz João Gilberto Carazzato, chefe do Departamento de Medicina Esportiva do mesmo Hospital das Clínicas.
Por que tantos millennials estão tendo câncer?
“Lumines Arise” reinventa puzzle japonês inspirado em “Tetris”
Papa Leão 14 revela seus quatro filmes favoritos
A Copa de 1958 não existiu: o falso documentário sobre o título do Brasil
Seu nome está no ranking? Saiba como explorar a nova plataforma Nomes do Brasil







