Dia das Mães: Assine a partir de 10,99/mês

Leite… morno, ajuda a dormir

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h58 - Publicado em 18 mar 2011, 22h00

O mito provoca controvérsias. “Isso é mais empírico do que científico”, diz o cardiologista Heno Ferreira Lopes. “Não conheço estudos comparativos que comprovem esse efeito.” A crença se deve à presença de triptofano no leite. Esse aminoácido, não fabricado pelo corpo, modula a produção de serotonina, neurotransmissor que dá sensação de bem-estar. E a serotonina, por sua vez, é usada na produção de melatonina, o hormônio do sono. O triptofano está presente no leite, mas também em carnes (peito de peru, sobretudo), ovo, amendoim, grão-de-bico e feijões.

A questão é que o triptofano, sozinho, não faz milagres. Segundo estudos do centro de pesquisa American Board of Sleep Medicine, nos EUA, o aminoácido atuaria apenas na primeira fase do sono, aquela em que você começa a ficar sonolento. Para atravessar a barreira da corrente sanguínea e chegar ao tronco cerebral, que controla o ciclo sono/vigília, ele compete com outros aminoácidos. Mais fracote, digamos assim, o triptofano perde a parada para seus congêneres, como a tirosina, que é um estimulante cerebral e está presente em alimentos proteicos como a carne vermelha. Resumo da ópera: para ajudar o triptofano a cumprir seu papel, é melhor que o leite morno seja acompanhado de algum carboidrato, como pão integral com mel. Isso estimula a liberação de insulina, que ajuda a limpar do sangue os aminoácidos rivais.

Para que o leite morno cumpra esse papel, precisa ser acopanhado por algum carboidrato, como pão integral com mel.

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante. faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.