Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Futebol com MMA

Ele é disputado uma vez por ano, na Itália. E os jogadores vão parar na UTI

Por Luiz Romero
Atualizado em 31 out 2016, 18h08 - Publicado em 21 jul 2014, 22h00

Depois de tomar um chute no peito e um murro na cara, o jogador do Santa Croce se levanta e entra numa briga maior, com dez pessoas – até que a pancadaria é interrompida pela voadora desferida por um jogador do Santo Spirito. No fim, todo mundo vai parar no hospital, com hematomas e fraturas. Assim é o Calcio Storico (futebol histórico), que mistura futebol, rúgbi e luta e é disputado anualmente em Florença, na Itália. A violência é liberada: tirando chutar a cabeça e atacar quem estiver caído, vale tudo. 

Não se sabe ao certo quando o Calcio foi criado, mas o primeiro registro das regras é de 1580, quando era disputado por aristocratas e membros do clero. O jogo desapareceu no século 18, mas foi redescoberto em 1930 por Alessandro Pavolini, um político fascista. Ele morreu junto com o fascismo, em 1945, mas o jogo sobreviveu: todo mês de junho, os times se enfrentam num campo de areia montado em Santa Croce, a praça mais famosa da cidade. São 27 jogadores em cada time, vence quem marcar mais gols. É permitido chutar a bola ou carregá-la nas mãos até o gol.

Em 2013, a final foi entre Santo Spirito e Santa Croce. “O jogo foi tenso, porque havia 30 anos que nós só perdíamos para eles”, explica Gabriele Ceccherelli, do Santa Croce, que venceu – e ganhou um bezerro como troféu. “No passado, o animal seria abatido e comido na mesma noite”, conta. “Hoje ele é apenas simbólico.” Uma regra nova está criando polêmica: agora, os times podem recrutar jogadores de fora da Itália. “Eles estão trazendo pessoal da Rússia e da Europa Oriental, inclusive lutadores profissionais”, diz o jogador. Ele é contra a mudança – pois acha que o Calcio vai ficar muito violento.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.