Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Empanturre-se com moderação

Nos EUA e na Europa, grandes empresas convencem seus clientes a adotarem hábitos saudáveis, com o objetivo de diminuir a chance de problemas de saúde e futuros pedidos de indenização na Justiça.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 19h03 - Publicado em 30 jun 2003, 22h00

Marcos Nogueira

Coma um hambúrguer duplo hoje, mas amanhã caminhe 3 quilômetros e almoce uma salada de folhas. Esse parece ser o tom das campanhas dos gigantes da indústria alimentícia, especialmente daquelas empresas que nunca foram conhecidas por fazer bem à saúde do cliente. Nos Estados Unidos e na Europa, empresas como o McDonald’s, a Pepsi, a Coca-Cola e a Unilever, que fabrica um monte de guloseimas industrializadas, da maionese Hellman’s ao sorvete Magnum, estão tentando convencer seus clientes a adotar hábitos saudáveis. Assim diminui a chance de que eles engordem ou adoeçam por conta do abuso – e se tornem possíveis pleiteantes a indenizações rechonchudas na Justiça.

Os processos já começaram a pipocar, e o pessoal da fast food está com medo de se transformar no saco de pancada jurídico que se tornou a indústria do tabaco – os fabricantes de cigarros perderam inúmeras causas e um oceano de dinheiro para fumantes combalidos pelo vício. O império do hambúrguer com refrigerante nega que as campanhas de incentivo à vida saudável sejam para evitar processos. Mas, se os gordinhos americanos resolverem se mobilizar, essa turma tem muito o que temer: nada menos que 60% da população do país está acima do peso.

Nos Estados Unidos, um grupo de empresas que inclui as megaconcorrentes Coca e Pepsi financiou uma campanha milionária para conter o avanço da obesidade infantil. O projeto é idealizado pela fundação International Food Information Council, organização educacional que se dedica a divulgar os princípios da alimentação saudável. Susan Borra, nutricionista da fundação, diz que não existe contradição no fato de a campanha ser paga pelos supostos vilões da alimentação irresponsável. “É possível ir ao McDonald’s, que está entre nossos patrocinadores, e se alimentar bem, desde que você coma também frutas frescas e legumes e beba leite, tudo em porções sensatas”, afirmou ao jornal inglês The Guardian. Hoje, o risco de uma criança americana se tornar um adulto obeso é de 25%.

Além da campanha conjunta, os titãs da fast food decidiram promover ações isoladas. Na França, o McDonald’s publicou informes publicitários em revistas femininas, com dados sobre dietas e conselhos de nutricionistas. A Coca-

Continua após a publicidade

Cola criou nos Estados Unidos um programa chamado Step with it! (expressão que significa algo como “pé na tábua!” ou “mova-se!”). A campanha tenta convencer crianças em idade escolar a praticar exercícios e estipula uma meta diária de caminhada para cada jovem – 10 mil passos. A empresa distribui até um aparelho que conta as pernadas. Quer apostar que a moda chega logo ao Brasil?

Não é piada.

As empresas de fast food estão propagandeando hábitos saudáveis

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.