Dieta rica em carboidratos pode ser mais saudável do que apostar nas proteínas
Parece que o jogo virou.
Um estudo publicado na revista Cell Metabolism pode destronar as dietas à base de proteína. É que, segundo pesquisadores australianos da Universidade de Sydney, uma alimentação com muito carboidrato e pouca proteína pode estimular a produção de um hormônio relacionado à maior longevidade e controle de obesidade em humanos.
Em outras palavras, comer muito arroz, macarrão e pães pode aumentar a concentração da substância FGF21 no organismo – no estudo, isso aconteceu com ratos de laboratório. Mas o que isso quer dizer, de fato? Uma maior produção de FGF21 pelo fígado modera o apetite e regula o metabolismo, fortalecendo o sistema imunológico e aumentando nossa vida útil. Um outro possível benefício do FGF21 é o combate a diabetes.
LEIA:
A dieta da ciência
Por que algumas dietas funcionam com todo mundo – menos com você?
“Apesar da popularidade das dietas paleolíticas, com alto teor de proteína, nossa pesquisa sugere o oposto. Que pode ser melhor para nós, conforme a idade avança, adotar uma dieta rica em carboidratos para melhorar a saúde e a longevidade”, diz a principal autora da pesquisa, Dr. Samantha Solon-Biet.
O estudo analisou 25 tipos de dieta, com níveis variáveis de proteínas, carboidratos, gorduras e açúcares – todas elas testadas em ratos. O próximo passo é compreender como o FGF21 funciona e gera os efeitos benéficos apontados pela pesquisa.
“Deathbots”: testamos os robôs de IA que permitem “conversar com os mortos”
Papa Leão 14 revela seus quatro filmes favoritos
“Lumines Arise” reinventa puzzle japonês inspirado em “Tetris”
Até 4,6 trilhões de toneladas de CO2 podem deixar de ser emitidas com o TFFF, diz estudo
Golfinhos são vistos usando esponjas como chapéus







