Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Arrimo de Família entre os primatas

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 19h04 - Publicado em 4 jul 2009, 22h00

O filho mais velho se tornar arrimo de família não é exclusividade dos humanos. Os micos-leões e os saguis também têm os arrimos que ajudam no cuidado e transporte dos recém-nascidos. Essa é a conclusão da biologia Cristina Valéria Santos, do Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de São Paulo (USP). Ela estudou 21 crias de saguis dos Tufos Pretos (Callithrix Kuhli) e saguis da Cara Branca (Callithrix geoffrovi) e 29 crias de três espécies de micos-leões: Dourado (Leon-topithecus Rosália), da Cara Branca (L. Chrysomelas) e Preto (L. chrusopygus). “Nos saguis, a cooperação do arrimo é fundamental devido ao alto custo reprodutivo da espécie”, diz Valéria. Uma fêmea dá cria a gêmeos duas vezes ao ano, com gestação de cinco meses. O período de amamentação não suprime a nova reprodução, o que a faz engravidar na primeira semana pós-parto. “Cada filhote de sagui atinge 20% do peso da mãe e para não sobrecarregá-la, os irmãos mais velhos se incumbem de transportá-los”. A situação dos micos-leões não é diferente: “Como eles utilizam um território relativamente grande na natureza – praticamente o dobro da área de uso dos saguis – os filhotes mais velhos partilham o transporte dos irmãos bebês e assim contribuem para atenuar o duro trabalho dos país”.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.