Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Prorrogamos a Black: Super com preço absurdo

Andar em montanha-russa cura pedra nos rins

Uma boa chacoalhada de tempos em tempos evita até cirurgia - e você pode fazer a "terapia" em qualquer parque, seguindo 4 regras para escolher o brinquedo certo.

Por Ana Carolina Leonardi
27 set 2016, 16h30 • Atualizado em 4 nov 2016, 19h19
  • Você levaria a sério um paciente que diz que ir para Disney resolveu seu problema de pedras nos rins? Os médicos Marc Mitchell e David Wartinger talvez tivessem ignorado a história – se ela não tivesse se repetido várias vezes no consultório.

    O paciente saía de férias, dava um pulo na Big Thunder Mountain Railroad, do parque Magic Kingdom na Disney, ia no banheiro e encontrava uma surpresinha: expelia pedras nos rins. Um desses caras garantiu para os médicos que foi no brinquedo por três vezes seguidas – e eliminou uma pedra em cada passeio.

    Mas o que um bom médico faz para testar se essa história é verdade? Leva um rim impresso em 3D para a Disney, é claro. O modelo de silício transparente foi baseado em um paciente que tinha pedras nos rins. Dentro dele, eles inseriram urina e três pedras, de tamanhos diferentes, alojadas na parte superior, média e inferior das passagens dos rins.

    Com o rim 3D em mãos, eles entraram na Big Thunder Mountain Railroad – não uma ou duas, mas 20 vezes. Se o cálculo renal estava na parte superior, o sucesso do “tratamento” era de 100%. Já as pedrinhas na parte inferior dos rins eram mais difíceis de eliminar, mas ainda assim saíam em 40% dos casos.

    Os brinquedos funcionam bem com pedras de até 5mm, que são facilmente eliminadas pelos chacoalhões. Depois dos 6mm, a dor já é enorme – e as pedras podem exigir cirurgia para remoção.

    Continua após a publicidade

    Os pesquisadores recomendam muito seriamente que pessoas com tendência a pedras (que, aliás, são formadas por acúmulos de cálcio, amônia e cisteína) utilizem montanhas-russas periodicamente como forma de prevenção.

    Como sabemos que não é todo mundo que pode ir para a Disney fazer esse “tratamento”, montamos um manual da montanha-russa perfeita para eliminar pedrinhas nos rins em 4 passos:

    Terapia de montanha-russa

    Big Thunder Mountain Railroad

    Continua após a publicidade

    Nem todo brinquedo que serve para eliminar pedras nos rins. Mas são essas as condições ideais percebidas pelos pesquisadores:

    1) Escolha uma montanha-russa de intensidade moderada. Nem sempre mais é melhor, e a velocidade máxima do passeio deve ser de 65 km/h.

    2) Para eliminar as pedras, o percurso da montanha-russa precisa incluir quedas rápidas e curvas acentuadas.

    Continua após a publicidade

    3) Fuja dos loopings! As inversões não ajudam a expelir cálculos renais.

    4) Sente atrás. No banco traseiro, a chance de eliminar as pedras duplica.

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    MELHOR OFERTA

    Revista em Casa + Digital Completo 1