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12 hábitos inconscientes no trabalho que fazem você perder a saúde sem perceber

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Atualizado em 8 mar 2024, 09h21 - Publicado em 26 ago 2015, 17h30

Como se não fosse cansativo o suficiente passar muitas horas por dia no trabalho, ficamos sabendo agora que a rotina pode estar nos levando a adotar vários hábitos que prejudicam nossa saúde. O pior é que às vezes nem sequer nos damos conta do que estamos fazendo.

A boa notícia é a seguinte: nunca é tarde para mudar de rumo. Talvez não bastem 21 dias para formar um hábito, como reza o chavão, mas é verdade que hábitos repetitivos assumem um papel grande em nossos comportamentos cotidianos. Agora é hora de usar isso a nosso favor.

Nas próximas linhas, alguns dos hábitos maquinais que você adota no seu local de trabalho e que podem estar influenciando sua saúde. E, claro, o que fazer a esse respeito.

1. Começar a trabalhar sem ter tomado café da manhã

Café

A justificativa científica é discutida, mas a maioria dos especialistas concorda que é melhor tomar um bom café da manhã que passar sem essa refeição. Pode ser fácil passar a manhã com apenas uma xícara de café no estômago, mas pesquisas sugerem que tomar um bom café da manhã pode ajudar a ativar seu metabolismo e aumentar sua energia, para que você não sinta preguiça mais tarde. Se isso ainda não o convenceu, alguns especialistas defendem que até um donut pela manhã é melhor que não comer nada, se bem que essa não deva ser sua escolha constante, é claro. Se você quiser algumas opções fáceis para o café da manhã, experimente uma destas receitas rápidas.

2. Apoiar o rosto na mão

É cômodo, é claro, e talvez você faça isso sem pensar, mas tocar seu próprio rosto com frequência pode prejudicar o bom cuidado da pele e a higiene. “Tocar seu rosto pode torná-lo mais vulnerável a problemas de pele, porque o toque transmite bactérias e outros germes”, disse a dermatologista Ava Shamban, autora de Heal Your Skin. Eca!

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3. Fazer um lanche rápido na própria mesa do trabalho

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Aviso importante: seu cérebro precisa de um descanso. Sem isso, sua produtividade e seu nível de energia vão cair. Além disso, pesquisas mostram que fazer várias coisas ao mesmo tempo é ineficiente, então é provável que você não seja muito produtivo se continuar a trabalhar sem fazer uma pausa para o almoço.

4. Sentar-se torto na cadeira

Má postura = saúde ruim? É possível, sim. Estudos mostram que quando você fica torto, isso pode exercer influência negativa sobre seu estado de ânimo. Sem falar que a má postura, frequente quando as pessoas estão olhando fixamente para aparelhos de tecnologia, tensiona a parte superior do corpopodendo resultar em dores na nuca e nos ombros.

5. Tocar os próprios olhos

Pode ser tentador limpar o rímel manchado no meio do dia, mas cuidado com os contatos entre mãos e olhos, pois são outra maneira de espalhar germes. Além disso, você pode machucar a pele delicada da região dos olhos. “Esfregar os olhos pode criar rasgos microscópicos na pele (fazendo a região dos olhos parecer mais velha), romper os capilares nas pálpebras (gerando pequenas veias finas, como fios) ou romper os capilares sob os olhos (intensificando as olheiras)”, disse Shamban.

6. Passar o dia todo sentado

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Muitos especialistas consideram que passar muito tempo sentado é tão prejudicial à saúde quanto fumar – má notícia para quem passa oito horas por dia sentado diante de uma mesa de trabalho. O sedentarismo pode elevar o risco de diabetes e doenças cardiovasculares, além de, provavelmente, prejudicar as costas. Crie o hábito de levantar-se e se movimentar com a maior frequência possível ou, se houver oportunidade disso, opte por uma mesa de trabalho na qual você possa trabalhar em pé. Você também pode optar por uma posição de ioga para desfazer alguns dos danos causados por passar muitas horas sentado no trabalho.

7. Fazer carinho no cachorrinho do escritório e depois voltar ao seu teclado

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Se você teve a sorte de receber um e-mail dizendo que “hoje você pode levar seu cão ao trabalho”, saberá o que é alegria pura em um dia de trabalho. Mas não deixe de lavar as mãos depois de brincar com seu pet. Os pets, incluindo os cachorros, podem carregar germes que são transmitidos dos animais às pessoas, diz o Centro de Controle de Doenças – mas nada que um bom banho não resolva.

8. Levar seu telefone ao banheiro

Metade dos usuários de smartphones na faixa dos 18 aos 29 anos admite que leva o celular ao banheiro, segundo revelou uma pesquisa HuffPost/YouGov de 2013. Pode ser tentador, ahn, fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, mas na realidade você está simplesmente convidando micróbios a entrar em seu corpo e acompanhá-lo de volta à mesa de trabalho. Na realidade, pesquisas revelam que o telefone das pessoas costuma ter mais bactérias que o vaso sanitário. Falando sério – deixe o telefone fora do banheiro!

9. Deixar de tirar uma folga quando você está doente

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Um resfriado comum pode deixar você física e mentalmente esgotado. Quando você não se dá o tempo necessário para descansar, pode acabar por prolongar a doença. Além disso, está comprometendo o sistema imunológico de seus colegas de trabalho, expondo-os ao vírus. Faltar ao trabalho quando você está doente é melhor para sua saúde, para a saúde deles e, no longo prazo, para a produtividade de todos.

10. Cruzar as pernas

Às vezes as pessoas cruzam as pernas para evitar encostar nos pés da pessoa à sua frente, mas pode ser boa ideia repensar sua postura. Segundo o Yahoo! Health, cruzar as pernas com muita frequência pode gerar dor de costas e nas nucas e pode até elevar sua pressão. A posição ideal para se sentar é com os pés plantados no chão e os joelhos e tornozelos formando um ângulo de 90 graus, sempre que possível.

11. Curtir uma pizza gratuita no trabalho

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O departamento de marketing pode ter oferecido compartilhar suas pizzas com vocês, mas, se elas ficaram tempo demais fora da geladeira, é bom tomar cuidado. A FDA (o órgão responsável por alimentos e medicamentos nos EUA) recomenda que alimentos comerciais cozidos não passem mais de quatro horas fora da geladeira, já que com mais tempo que isso, bactérias podem surgir e se multiplicar, segundo o New York Times. As refeições caseiras devem passar menos tempo ainda fora da geladeira:apenas duas horas.

12. Não se desligar do trabalho depois de voltar para casa

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A fadiga extrema é um perigo real – e é algo que pode acontecer rapidamente, se você não se der conta dos pequenos hábitos negativos que o levam a essa situação. Ficar ao computador depois do jantar ou checar os e-mails antes de se deitar podem parecer atividades sem importância, mas podem estar contribuindo para sua exaustão mental. Procure guardar o celular fora de seu alcance depois de chegar em casa. Você se agradecerá por isso, mais tarde.

 
 
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