Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Quem foi São Longuinho?

Se eu achar, dou três pulinhos

Por Amanda Campos
Atualizado em 22 fev 2024, 10h38 - Publicado em 21 ago 2014, 18h48

Pergunta da leitora – Gleice,

São Paulo, SP

Ele foi o chefe dos soldados romanos que, no caminho para a crucificação de Jesus, perfurou o peito dele com uma lança (que, aliás, é a tradução de seu nome em latim, Longinus). Mas um milagre o fez rever sua fé: quando o sangue de Cristo tocou sua pele, curou-o de uma grave doença. Longinus então pediu perdão a Deus e declarou a passagem bíblica: “Esse homem é mesmo o Filho de Deus”.

Ele abandonou o exército e fugiu para a Capadócia, mas Pilatos (prefeito da Judeia entre 26 e 36 d.C.) descobriu seu paradeiro e o trouxe para julgamento, como desertor. Ele foi torturado, morto e decapitado, mas canonizado por volta do século 10 pelo papa Silvestre 2o. Em sua época no exército, Longinus era conhecido por reaver objetos roubados ou perdidos – e a fama continua até hoje, inspirando simpatias com pulinhos e gritos.

Consultoria Pastor Waldex Silva, diretor presidente da Associação Brasileira de Teólogos, padre Antônio S. Bogaz, da Paróquia Nossa Senhora da Saúde – Rio Claro (SP), e João Henrique Hansen, professor do Instituto de Teologia de São Paulo e da Universidade São Camilo

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.