Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Que pessoas famosas já foram excomungadas pela Igreja?

Conheça algumas figuras históricas (e uma cantora pop) que receberam a punição máxima da Igreja Católica

Por Fernando Barros
Atualizado em 22 fev 2024, 10h10 - Publicado em 28 set 2017, 17h54
Que pessoas famosas já foram excomungadas da Igreja?
()

PERGUNTA Gabriel Duarte, Espera Feliz, MG

Reis, imperadores, presidentes e até artistas. A excomunhão é considerada a maior pena da Igreja Católica. A pessoa é expulsa do convívio na comunidade católica: não pode mais frequentar missas, se confessar, ocupar cargos eclesiásticos ou receber a extrema-unção no leito de morte. Segundo as regras do Vaticano, a punição pode ser aplicada a quem praticar aborto ou heresia, consagrar bispos sem autorização ou rejeitar o papa e outros membros do clero. Veja abaixo (e na ilustração acima) algumas figuras históricas e artísticas que já passaram por essa espécie de exílio religioso.

Martinho Lutero
Um dos expoentes da chamada reforma protestante, o monge alemão criticava o modus operandi da Igreja e escreveu um documento conhecido como As 95 Teses. Resultado? Expulso do rebanho em 1521.

Continua após a publicidade

Henrique 8º
Numa época em que casamentos tinham que ser para sempre, o rei inglês queria fazer a fila andar para poder se casar de novo. Não teve aval do papa e criou a própria igreja. Acabou excomungado em 1534.

Napoleão Bonaparte
Vaidoso e ambicioso, o imperador da França cutucou a Igreja várias vezes. Desafiou o papa, tomou terras do Vaticano e invadiu Roma para anexá-la ao seu império. Foi expulso da instituição em 1809.

Juan Perón
O presidente da Argentina (sim, aquele casado com Evita Perón) comprou briga com o catolicismo após expulsar do país os bispos Manuel Trato e Ramon Novoa. Acabou recebendo o cartão vermelho em 1955.

Fidel Castro
O comunismo sempre teve uma relação conturbada com a religião. Então, não é surpresa que o parceiro de Che Guevara tenha sido banido da Igreja em 1962 após instituir um governo comunista em Cuba.

Continua após a publicidade

Sinead O’Connor
No auge do sucesso da balada “Nothing Compares 2 U”, a cantora rasgou a foto do papa João Paulo 2º ao vivo durante o programa Saturday Night Live. O ato causou intensa polêmica e Sinead alegou que queria apenas realizar um protesto contra a Igreja. De qualquer maneira, ela só foi expulsa em 1999, ao virar sacerdotisa numa seita católica independente.

E Madonna?
A cantora, que já se envolveu em dezenas de controvérsias ao utilizar elementos do imaginário católico em suas músicas, clipes e shows,  alega ter sido excomungada três vezes. Porém, não há registros oficiais de sua expulsão. Seria tudo um golpe de marketing?

  • Relacionadas

CONSULTORIA Bruno Feitler, professor de história moderna da Unifesp, e Diego Omar da Silveira, professor de história moderna da Universidade do Estado do Amazonas
FONTES Sites Britannica, Opera Mundi, G1 Mundo, Gazeta do Povo e IstoÉ; livro História para o Ensino Médio, de Claudio Vicentino e Gianpaolo Dorig

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.