Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Quanto custa o selo mais caro do mundo?

Um selo perdido em uma carta de família acabou valendo milhões

Por Emilãine Vieira para Estúdio ABC
Atualizado em 22 fev 2024, 10h37 - Publicado em 3 jul 2015, 18h51

O valioso One-Cent Magenta da Guiana Britânica / Smithsonian’s National Postal Museum

O selo mais caro do mundo foi vendido pela bagatela de 9 milhões e 480 mil dólares – mais de 29 milhões de reais! Mas, calma, ele saiu originalmente do correio por míseros 3 centavos. O One-Cent Magenta da Guiana Britânica foi impresso em 1856, e, em junho de 2014, foi arrematado em um leilão de Nova York por essa cifra exorbitante, conquistando o recorde mundial. Por que tão caro? Ele é a única unidade ainda existente de sua leva.

A então colônia criou os selos emergencialmente depois que apenas 10% de um lote de selos enviados pelo império foram entregues. O chefe dos correios recorreu ao jornal local para criar as emissões às pressas, usando uma prensa móvel. Assim que o carregamento oficial chegou, os modelos provisórios foram tirados de circulação.

Onde o selo esteve?

O exemplar ficou esquecido entre os papeis de uma família até ser encontrado, em 1873, por um garoto de 12 anos, que o manteve em sua coleção pessoal até vendê-lo para comprar outro selo mais bem conservado. Anos depois, o item foi parar nas mãos do colecionador austríaco Philippe la Renotiere von Ferrary. Com sua morte, em 1917, o legado passou para o museu postal de Berlim e, depois, para a França, entre os acordos de reparação da Primeira Guerra Mundial.

A partir daí, o One-Cent Magenta circulou por anos nas mãos de compradores, muitas vezes anônimos, sempre batendo recordes quando colocado à venda e contando com raras aparições públicas. Em 2014, foi arrematado pelo filatelista e designer de sapatos Stuart Weitzman, que concordou em emprestar a aquisição por três anos ao Museu Postal Nacional do Smithsonian, em Washington, Estados Unidos – onde o selo fica em exposição entre 4 de junho de 2015 e novembro de 2017.

Continua após a publicidade

selo-one-cent-magenta-infravermelho  Os detalhes da impressão preta sobre o papel carmim ficam mais visíveis na fotografia com filtro infravermelho / Smithsonian’s National Postal Museumselo-one-cent-magenta-versoVerso do selo / Smithsonian’s National Postal Museum

Fontes Sotheby’s e Smithsonian’s National Postal Museum

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.