Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Quantas brasileiras já foram Miss Universo?

O feito aconteceu duas vezes: em 1963 e em 1968.

Por Redação Mundo Estranho
Atualizado em 22 fev 2024, 11h15 - Publicado em 18 abr 2011, 18h48

Duas moças brasileiras já ganharam o concurso de beleza mais famoso do mundo: a gaúcha Iêda Maria Vargas, em 1963, e a baiana Martha Vasconcellos, em 1968.

Atualmente, ambas vivem longe dos holofotes. Ieda tem 75 anos e vive em Gramado, no Rio Grande do Sul — ela se recuperou de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) que teve aos 55 anos.

Martha, por sua vez, tem 70 anos e vive em Salvador, sua cidade natal. Até 2012, ela morou nos Estados Unidos, país de seu ex-marido, onde realizou trabalhos sociais contra a violência doméstica.

O Brasil também teve vencedoras em outros dois concursos do gênero, o Miss Mundo e o Miss Beleza Internacional. Em 1968, Maria da Glória Carvalho, do Estado da Guanabara – hoje parte do Rio de Janeiro – venceu o Miss Beleza Internacional e, em 1971, Lúcia Tavares Petterle, também da Guanabara, levou o Miss Mundo.

As brasileiras no Miss Universo, Miss Mundo e Miss Beleza Internacional costumam ser, respectivamente, a primeira, segunda e terceira colocadas no Miss Brasil. Um exemplo: em 2004, Grazi Massafera ficou em terceiro no concurso brasileiro e participou do Miss Beleza Internacional, mas não ganhou nada lá fora.

O concurso de Miss Universo, primeira divisão da beleza mundial, é disputado desde 1952. No início, era patrocinado por uma fábrica americana de roupas de banho, até que, em 1996, o magnata (e futuro presidente) Donald Trump adquiriu os direitos sobre o evento.

Continua após a publicidade

As coroas de 2018 acabam de ser entregues – a final do Miss Universo aconteceu neste domingo (16), em Bangcoc, com a coroação da filipina Catriona Gray. O segundo lugar ficou para a sul-africana Tamaryn Green e o terceiro, para a venezuelana Sthefany Gutiérrez. A brasileira Mayra Dias ficou entre as 20 semifinalistas.

O título dá direito a um ano de moradia em um apartamento de luxo em Nova York, além de um reinado repleto de compromissos como atividades de caridade, aparições em programas de televisão e encontros com autoridades. É de cansar a beleza.

Pódium da beleza

Brasil fica em 5º lugar no ranking do concurso Miss Universo

Continua após a publicidade

País: Estados Unidos
Títulos: 8

País: Venezuela
Títulos: 7

País: Porto Rico
Títulos: 5

Continua após a publicidade

País: Filipinas
Títulos: 3

País: Suécia
Títulos: 4

País: Brasil
Títulos: 2*

Continua após a publicidade

*Empatado com França, Colômbia, México, Japão, Canadá, Austrália, Índia, Trinidad e Tobago, Tailândia e Finlândia

Qualificação rigorosa

Grávidas e mamães não podem participar do concurso

As famosas “2 polegadas” a mais no quadril, que tiraram o título da brasileira Marta Rocha em 1954, não fazem mais parte dos critérios do Miss Universo. Não há pesagem nem tomada de medidas, mas há alguns pré-requisitos. As candidatas devem ter entre 18 e 28 anos, não podem ser casadas nem ter filhos.

Continua após a publicidade

Neste ano, das 94 candidatas (uma de cada país), 20 se classificaram para a semifinal. Em 2017, foram 16 e, no ano anterior, 13. Outro detalhe é que se manteve a regra adotada em 2017 que estabelece que o número de semifinalistas deve ser igual para todos os continentes: Europa, África, Ásia-Pacífico e Américas.

As top 10 foram selecionadas após um desafio em que elas tinham que fazer um discurso de 15 segundos para o júri (pela primeira vez, composto só por mulheres) e o público que estava assistindo.

Mais uma novidade: apenas as dez últimas tiveram que desfilar com trajes de banho e de gala – algo que acontecia já na fase semifinal. Depois dos desfiles, as juradas decidiram o top 5 e, após uma bateria de perguntas e respostas, as três finalistas foram escolhidas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.