Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Quando surgiu o trailer de filme?

Por Pedro Proença
Atualizado em 5 mar 2024, 16h24 - Publicado em 4 out 2010, 17h50
MGM

A novidade apareceu em 1913, nos Estados Unidos, quando um trechinho do filme The Adventures of Kathlyn foi exibido antes da estreia, em outra sessão, para atrair espectadores. Porém, como era um filme seriado, ou seja, dividido em capítulos, o trailer rolava no final e pouca gente esperava até o fim dos créditos para assistir. A partir de 1919, porém, os trailers começaram a passar antes dos filmes, com o surgimento da distribuidora National Screen Services, que se especializou em criar prévias dos filmes – no começo, simplesmente exibiam-se os primeiros minutos do longa. Com o passar das décadas, as narrativas foram ficando mais elaboradas, com apresentação de personagens e roteiros que, em vez de resumir a história, procuravam instigar a curiosidade do público pelo filme. Em 1968, surgiu uma das maiores produtoras de trailers da história, a Kaleidoscope Films, que reinou durante 30 anos. A companhia popularizou a voz de Don LaFontaine, – falecido em 2008 -, que narrou mais de 5 mil trailers. Atualmente, o custo médio para produzir um trailer no Brasil é de 30 mil reais. Já em Hollywood, pode chegar a mais de 800 mil reais.

>> Quem produz o trailer é a distribuidora – empresa que adquire o filme da produtora e o vende aos cinemas

LEIA TAMBÉM:

– Quando surgiu o hábito de comer pipoca no cinema?

– Todas as perguntas e respostas sobre cinema e TV

“IN A WORLD”

Confira a expressão consagrada pelo locutor mais famoso da história dos trailers no link: bit.ly/vozdotrailer

Continua após a publicidade

FONTES Cláudia Melissa, autora de Trailer: Cinema e Publicidade no Mesmo Rolo, e Günther Mittermayer, professor da Reticom Escola de Cinema.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.