Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Quando surgiu o primeiro shopping?

Depende do que você considerar shopping center. Se for simplesmente um local construído para várias pessoas negociarem coisas, o marco inicial talvez sejam os grandes bazares persas – o de Isfahan data do século 10. Mas, considerando a concepção moderna de shopping center como um local que oferece produtos dos mais diversos tipos e opções […]

Por Artur Louback Lopes
Atualizado em 22 fev 2024, 11h20 - Publicado em 18 abr 2011, 18h36

Depende do que você considerar shopping center. Se for simplesmente um local construído para várias pessoas negociarem coisas, o marco inicial talvez sejam os grandes bazares persas – o de Isfahan data do século 10. Mas, considerando a concepção moderna de shopping center como um local que oferece produtos dos mais diversos tipos e opções de entretenimento, o título pode ser conferido à galeria Le Bon Marché (“O Bom Mercado”, em francês), em Paris, cuja fundação data de 1852. Mas não pense que a primazia dos franceses é unânime. Os opositores argumentam que, apesar de oferecer uma variedade de produtos, as galerias francesas eram lojas de departamentos e não shopping centers. São esses os que puxam a brasa para a sardinha dos americanos. Mas, se aceitamos o shopping como uma invenção americana, caímos em outra controvérsia: para alguns, o primeiro foi o Country Club Plaza, em Kansas City, fundado em 1922; para outros, o verdadeiro pioneiro é o Market Square, em Chicago, que abriu as portas seis anos antes. Abos tinham lojas de diversos tipos, opções de lazer e área específica para estacionamento de carros, o que é um ponto importante no conceito americano. A diferença é que o Country Club nasceu com um sistema de gerenciamento mais próximo do atual, com uma entidade independente organizando a distribuição do espaço e alugando lotes para o dono de cada loja. Ambos seguem em funcionamento até hoje, assim como o primeiro shopping brasileiro, o Iguatemi, de São Paulo, fundado em 1966. Foi o pioneiro não só no Brasil, mas na América Latina – e isso, não há quem conteste.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.