Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Qual é o pior parasita do mundo?

Por Danilo Rodrigues
Atualizado em 22 fev 2024, 10h42 - Publicado em 27 Maio 2013, 16h49

É impossível definir um campeão. Um parasita é qualquer criatura que precisa se associar a outra para sobreviver, incluindo vírus, bactérias e insetos.

A periculosidade depende de uma série de fatores: em que região rola a infestação (alguns são endêmicos, ou seja, subsistem por anos em populações em locais mais isolados), se a doença é facilmente detectável e se já existe tratamento para o problema, entre outros.

Por exemplo: na Idade Média, a peste negra matou 75 milhões de pessoas. O vírus não mudou, mas, hoje, a medicina já conseguiria impedir mortes em massa se houvesse uma nova onda de infecções.

HÓSPEDES MALDITOS

Conheça os invasores de humanos com as maiores taxas de mortalidade

SETE DIAS E JÁ ERA

ESPÉCIE – Naegleria fowleri

pior-parasita-naegleria-fowleri

MORTALIDADE – 98%

Continua após a publicidade

Esta ameba vive em águas paradas de países asiáticos com temperaturas acima dos 40 oC, como a China. Basta ingerir um pouco da água contaminada e tchau: ela devora o cérebro da vítima, matando em menos de uma semana.

MIOLO MOLE

ESPÉCIES – Baleamuthia mandrillaris

pior-parasita-baleamuthia-mandrillaris

MORTALIDADE – 95%

Esta ameba aquática invade o organismo ao ser ingerida ou ao entrar em contato com feridas abertas. Uma vez na corrente sanguínea, causa encefalite granulomatosa ameboica, uma doença que inutiliza o cérebro da vítima em questão de dias. É comum na África Subsaariana.

Continua após a publicidade

PAPA-CÉREBRO

ESPÉCIE – Taenia sollium

pior-parasita-taenia-sollium

MORTALIDADE – 25% (na neurocisticercose)

Figura conhecida dos livros escolares, este verme causa a cisticercose, transmitida pela ingestão de seus ovos. A pior variação é a neurocisticercose, quando eles chegam ao cérebro. Os bebês vermes passam a se alimentar da massa cinzenta.

LENTO E PERIGOSO

ESPÉCIES – Leishmania sp

Continua após a publicidade
pior-parasita-leishmania-sp

MORTALIDADE – 10%

Este protozoário infecta os humanos com a picada do mosquito-palha, que transmite a leishmaniose. A doença pode levar até dez anos para gerar algum sintoma. Caso se manifeste na forma visceral, pode inchar os órgãos internos até matar o hospedeiro. Sem tratamento, a morte é certa.

MILHÕES DE VÍTIMAS

ESPÉCIE – Plasmodium falciparum

pior-parasita-plasmodium-falciparum
Continua após a publicidade

MORTALIDADE – 20%

O protozoário que causa a malária possui diversas subespécies. Uma das piores é esta, que provoca de delírios a problemas mentais irreversíveis – os quais, muitas vezes, causam morte. É a doença parasitária mais comum do mundo: só em 2010, 219 milhões de pessoas foram infectadas.

FONTES: Parasites and Pestilence, grupo de estudos da Universidade de Stanford (EUA), Centers for Disease Control and Prevention, do governo dos EUA, Initiative for Vaccine Research, da Organização Mundial da Saúde, e Tendência da Mortalidade Relacionada à Cisticercose, de A. H. Santo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.