Qual é o maior roteiro já escrito para um jogo?
Alguns RPGs podem ultrapassar antologias inteiras na contagem de palavras em inglês
Para ser considerado um romance, um livro precisa possuir mais de 40 mil palavras. Para comparar, a trilogia O Senhor dos Anéis, somada, tem 455 mil palavras, a saga Harry Potter somada tem 1 milhão e a Bíblia tem 800 mil. Dada a extensão do roteiro de alguns RPGs, gênero conhecido pela profusão de texto, alguns jogos podem ultrapassar antologias inteiras na contagem de palavras em inglês, como estes:
1 milhão -Baldur’s Gate II: Shadows of Amn
Considerando que é preciso aproximadamente 300 horas para terminar o aclamado Baldur’s Gate II por completo (incluindo missões principais e secundárias), é compreensível que o RPG de fantasia medieval da BioWare tenha um roteiro maior que a Bíblia.
800 mil -Planescape: Torment
Clássico cult dos RPGs, Planescape: Torment tem tanto texto, de longos diálogos a infindáveis descrições de ambientes, que a sensação de jogá-lo é a de ler um livro com escolhas.
LEIA MAIS
- Videogame poderá ser esporte olímpico algum dia?
- Quais são os jogos com o maior número de finais alternativos?
740 mil -Dragon Age: Origins
Mais um RPG de fantasia da BioWare (e sucessor de Baldur¿s Gate), seu roteiro é especialmente longo devido às múltiplas ramificações da história e personagens jogáveis.
600 mil – Final Fantasy VII
O clássico dos RPGs japoneses também possui o maior roteiro da série, resultado de um mundo habitado por centenas de personagens tagarelas.