Qual é o local mais úmido do planeta?
É a cidade de Mawsynram, no nordeste da Índia, que fica em um estado chamado Meghalaya, cujo nome quer dizer literalmente “morada das nuvens” no idioma hindi. Lá, a média anual de chuvas chega a 11 873 milímetros, seis vezes mais do que a úmida Manaus (AM), por exemplo. O curioso é que toda essa […]
É a cidade de Mawsynram, no nordeste da Índia, que fica em um estado chamado Meghalaya, cujo nome quer dizer literalmente “morada das nuvens” no idioma hindi. Lá, a média anual de chuvas chega a 11 873 milímetros, seis vezes mais do que a úmida Manaus (AM), por exemplo. O curioso é que toda essa água costuma cair apenas num período do ano, entre junho e setembro. A explicação para essa concentração são as chamadas monções, fenômeno climático que atinge sul e sudeste asiáticos. “Durante o verão (que acontece no meio do ano na Índia), os ventos que sopram do oceano trazem para o continente uma massa de ar quente e úmido, descarregando chuvas torrenciais. No inverno, os ventos atuam no sentido contrário, reduzindo as precipitações”, afirma o meteorologista Carlos Augusto Morales, da USP.
Por causa das monções, cerca de 70% das chuvas na Índia caem na época do verão. Nos meses de inverno, quando as precipitações correspondem a apenas 1% do total, pode haver até falta dágua. Outro lugar onde as nuvens não dão trégua é o monte Waialeale, na ilha Kauai, no Havaí, que tem uma média anual de 11 684 milímetros de chuva. No Brasil, a região Amazônica é a mais úmida. “Nas altas temperaturas do clima equatorial, ocorre uma enorme evaporação da água dos rios amazônicos, favorecendo as constantes precipitações”, diz Carlos.