Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Qual é a diferença entre a borracha natural e a sintética?

Por Redação Mundo Estranho
Atualizado em 22 fev 2024, 10h55 - Publicado em 18 abr 2011, 18h58
640px-Processing_rubber_in_Thailand

A primeira é feita de látex, líquido espesso e branco extraído de uma árvore nativa da Amazônia: a seringueira (Hevea brasiliensis). A segunda é um derivado do petróleo, obtido por meio de processo industrial, e tem um custo três vezes menor. Em compensação, por ter moléculas maiores e mais pesadas, a borracha natural tem uma estrutura mais estável – o que significa que ela se desgasta menos com o atrito e é mais elástica, não se rompendo facilmente. São essas características que fazem com que os pneus de avião, as luvas cirúrgicas e os preservativos sejam obrigatoriamente fabricados com borracha natural. Por outro lado, também devido ao tamanho e ao peso das moléculas, ela é permeável a gases e pouco resistente ao contato com solventes fortes – não pode ser usada, portanto, nas mangueiras de postos de gasolina.

“Esses problemas não acontecem com a maioria das borrachas sintéticas (existem mais de cem!), justamente porque suas moléculas são menores e têm uma estrutura mais fechada”, afirma o engenheiro agrônomo Marcos Silveira Bernardes, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), em Piracicaba, SP.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.