Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Qual a origem da expressão “Hip-Hip-Hurra!”?

Ninguém sabe ao certo, mas existem hipóteses (todas bem esquisitas!). Uma delas remonta a manifestações contra os judeus na Europa do final do século XIX. Durante os protestos, a multidão gritava “Hep! Hep!” O grito seria adotado, mais tarde, pelas tropas de Hitler. Alguns pesquisadores afirmam que “Hep” deriva da expressão latina Hierosolyma Est Perdita, […]

Por Redação Mundo Estranho
Atualizado em 22 fev 2024, 10h55 - Publicado em 18 abr 2011, 18h57

Ninguém sabe ao certo, mas existem hipóteses (todas bem esquisitas!). Uma delas remonta a manifestações contra os judeus na Europa do final do século XIX. Durante os protestos, a multidão gritava “Hep! Hep!” O grito seria adotado, mais tarde, pelas tropas de Hitler. Alguns pesquisadores afirmam que “Hep” deriva da expressão latina Hierosolyma Est Perdita, ou “Jerusalém está perdida”. De acordo com essa versão, encontrada no livro The War Against Jews (A guerra contra os judeus, inédito no Brasil), do historiador Dagobert Runes, a interjeição “Hep” teria sido um grito de guerra dos cruzados medievais. A palavra “Hurra”, por sua vez, seria derivada do eslavo “hu-raj”, que queria dizer “ao paraíso”. Assim, a expressão completa significaria “Jerusalém está perdida e estamos a caminho do paraíso”. Outros autores afirmam que as três letras HEP eram entoadas pelos romanos seguidas do grito “Hurra!” (este sem significado aparente) para celebrar o fim de um levante na mesma Jerusalém, no ano 70.

Mas poucos estudiosos acreditam nisso. “Nenhuma dessas versões possui evidências suficientes. ‘Hep’ pode ter sido apenas um grito dos pastores medievais para conduzir seus rebanhos”, diz o historiador Robert Michael, da Universidade de Massachusetts, em Darthmouth, Estados Unidos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.