Embora se pareçam, existem várias diferenças físicas entre eles. Talvez a mais visível seja o porte: enquanto o leopardo é mais musculoso, o guepardo é esguio. No quadro ao lado, a gente explica as principais distinções entre eles, mas é claro que esses dois integrantes da família dos felinos também têm vários pontos em comum. Tanto o leopardo (Panthera pardus) quanto o guepardo (Acinonyx jubatus) têm um estilo de vida solitário e uma longevidade média de 12 anos em cativeiro. A gestação dos filhotes das duas espécies dura por volta de três meses, mas as ninhadas do guepardo costumam ser mais numerosas (até oito filhotes) do que a dos leopardos (no máximo quatro). E será que rola um clima entre essas duas espécies tão parecidas? “Apesar das semelhanças, leopardos e guepardos não acasalam entre si”, diz Patrícia Tricorache, diretora da organização não-governamental Fundo para Conservação dos Guepardos. Hoje, estima-se que a população de cada um desses animais não chegue nem a 10 mil indivíduos.
Indicação de livro
Wild Cats of the World – Mel Sunquist e Fiona Sunquist, University of Chicago Press, 2002
Indicação de site
TAMANHO E PORTE
Podendo chegar a 1,7 metro, o leopardo costuma ser maior e mais pesado do que o guepardo, que, em média, não ultrapassa 1,5 metro. O leopardo é musculoso, enquanto o guepardo já faz um tipo mais magricelo, com um corpo esguio e pernas mais longas. Outra dica para diferenciá-los é o tamanho da cabeça em relação ao corpo: o leopardo é bem mais “cabeçudo”.
MANCHAS NA PELE
De longe, os dois parecem ter a mesma pelagem. Porém, de perto, dá para ver que as manchas do leopardo são no formato de rosetas círculos irregulares “vazias” no centro. Já as manchas do guepardo são pontos pretos arredondados ou ovalados. Além disso, o guepardo tem um risco preto marcante entre os olhos e a boca (veja foto no item Subespécies). O leopardo não tem essa “lágrima preta”.
HABILIDADES
Só o leopardo tem a habilidade de subir em árvores, para onde leva até a carcaça de suas vítimas, evitando a disputa com outros carnívoros, como os leões. Exceto quando jovem, o guepardo não possui essa habilidade, mas também tem seus truques: ao contrário da maioria dos felinos, as garras do guepardo não são retráteis. O fato de elas ficarem sempre expostas ajuda o guepardo a ganhar mais tração nas corridas.
HÁBITAT
Tanto o guepardo como o leopardo habitam regiões de savanas, vegetação tipicamente africana, onde são encontradas poucas árvores e muito arbusto e mato rasteiro. A diferença é que o guepardo só vive nas savanas, enquanto o leopardo é uma espécie adaptada também a outros tipos de hábitats. Ele pode ser encontrado em regiões de florestas tropicais e áreas mais montanhosas.
ATAQUE
Na hora da caçada, cada um tem uma tática. O leopardo ataca à noite, enquanto o guepardo prefere o amanhecer ou o entardecer. O leopardo dá saltos de 6 metros de distância e usa essa “arma” para capturar gazelas, zebras, antílopes… Já o guepardo conta com um arranque superveloz para atacar suas vítimas: ele atinge 110 km/h em 3,4 segundos! O “lento” leopardo tem velocidade média de 58 km/h.
ONDE É ENCONTRADO
Entre os grandes felinos, o leopardo é o que mais se espalha pelo mundo. Ele é encontrado em quase todo o continente africano (exceto no deserto do Saara) e numa grande região do sul da Ásia, da Turquia ao Sudeste Asiático. Já o guepardo vive quase que só na África (principalmente no Quênia e Namíbia), embora alguns poucos animais sejam encontrados em áreas restritas da Ásia.
SUBESPÉCIES
O guepardo é uma espécie única de felino, sem “parentes diretos”. Por outro lado, existem cerca de 20 subespécies de leopardo. As mais conhecidas são a pantera-negra (Panthera pardus melas), que tem o corpo todo preto, e o leopardo-siberiano (Panthera pardus orientalis), que vive na Rússia. Em tempo: apesar do nome, o leopardo-das-neves (Leo uncia), não é um leopardo, já que pertence a outro gênero animal.
Leia também:
– Qual a diferença entre leopardo e onça-pintada?