Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Quais são os carros mais estranhos de todos os tempos?

WIENERMOBILE País de origem – EUA Período de produção – de 1936 até hoje Por que é bizarro – O carro mais antigo da lista – e o único fabricado até hoje – foi lançado pela lanchonete Oscar Mayer (por isso, o formato de salsicha). Mais de 70 anos depois, o carro evoluiu sem perder […]

Por Tiago Jokura
Atualizado em 22 fev 2024, 11h28 - Publicado em 18 abr 2011, 18h24

WIENERMOBILE

País de origem – EUA

Período de produção – de 1936 até hoje

Por que é bizarro – O carro mais antigo da lista – e o único fabricado até hoje – foi lançado pela lanchonete Oscar Mayer (por isso, o formato de salsicha). Mais de 70 anos depois, o carro evoluiu sem perder o “estilo” original e pode ser encontrado em todo o território americano

Curiosidade – Além de chamar atenção nas ruas, o Wienermobile já apareceu no cinema e em vários programas de entrevista da TV americana

AMPHICAR

País de origem – Alemanha

Período de produção – de 1961 a 1968

Por que é bizarro – Este conversível foi o único automóvel anfíbio – andava na terra e na água – já produzido e comercializado em massa. O aço da carroceria não enferrujava e o chassi e as portas eram vedados, para evitar entrada de água

Continua após a publicidade

Curiosidade – Quando ainda estava na fase de testes, o carrinho navegou o canal da Mancha, atravessando os 33 quilômetros que separam a Inglaterra do continente europeu

ISETTA

País de origem – Itália (fabricado no Brasil pela Romi)

Período de produção – 1953 a 1962 (1956 a 1961, no Brasil)

Por que é bizarro – Além do formato de bolha, das dimensões reduzidas (1,34 metro de altura e 2,3 de comprimento) e da capacidade para dois passageiros, a única porta ficava na frente e alguns modelos tinham três rodas

Curiosidade – Foi o primeiro carro produzido em larga escala no Brasil – nem tão larga assim, porque a Romi só fabricou 3 mil carros – e fazia 25 km com 1 litro de gasolina

Continua após a publicidade

TYRRELL P34

País de origem – Inglaterra

Período de produção – 1976 e 1977

Por que é bizarro – O engenheiro Derek Gardner trocou as rodas dianteiras por quatro rodinhas, mantendo a aderência e facilitando o fluxo de ar. O F-1 de seis rodas até conquistou uma vitória, mas as rodinhas eram caras e davam um trabalhão

Curiosidade – Outras equipes, como a March, a Williams e até a Ferrari, chegaram a testar modelos com seis rodas, mas todas desistiram da idéia

RELIANT ROBIN

País de origem – Inglaterra

Período de produção – de 1973 a 1981 e de 1989 a 2001

Continua após a publicidade

Por que é bizarro – O Reliant conseguiu ser diferente mesmo entre modelos da estranha categoria dos carros de três rodas – talvez seja o único com uma roda na frente e duas atrás. Umas das idéias originais do modelo era enquadrá-lo na categoria de motocicletas, o que garantia menos impostos

Curiosidade – Na Inglaterra existe até corrida de Reliant Robin. Durante as provas, é comum vê-los capotando por causa da instabilidade do triciclo

CHRYSLER TURBINE

País de origem – EUA

Período de produção – 1963

Por que é bizarro – O motor funcionava como uma turbina de avião a jato, com muita potência, mas vibração e barulho reduzidos. Foram fabricados apenas 55 exemplares – testados por 50 consumidores – e depois o projeto do carro-turbina deu origem a outros protótipos

Continua após a publicidade

Curiosidade – Este, sim, era um carro “flex”: aceitava todo tipo de combustível, de gasolina a querosene, passando por óleo vegetal, perfume Chanel nº5 e até tequila

PLYMOUTHT SUPERBIRD

País de origem – Estados Unidos

Período de produção – 1970

Por que é bizarro – A princípio, seria um carro de competição, mas, para colocá-lo nas pistas da Nascar – tradicional categoria de corridas dos EUA -, a Chrysler teve que produzir 1 920 exemplares do Superbird para comercializar. A Nascar só aceita carros comerciais

Curiosidade – Em 2006, o Superbird ganhou as telonas como O Rei, personagem campeão do filme Carros. Além disso, o Superbird de verdade tinha uma buzina que fazia o barulho típico do Papa-Léguas

Continua após a publicidade

PLATTENWAGEN

País de origem – Alemanha

Período de produção – de 1946 ao início da década de 1970

Por que é bizarro – O “carro-plataforma” da Volkswagen nunca chegou às ruas, já que foi feito para atuar em fábricas. O modelo, construído com chassi de Fusca, era uma picape invertida, com a cabine atrás e carga na frente

Curiosidade – Em 1947, o importador holandês Ben Pon visitou a fábrica da Volks em Wolfsburg e rabiscou uma Plattenwagen com o motorista deslocado para a frente do veículo e com bancos e carroceria cobrindo a plataforma – nascia aí a Kombi

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.