Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Por que temos que pagar matrícula em cursos?

A matrícula cobrada por escolas e universidades é regulamentada por lei e refere-se a uma parcela da anuidade do curso. Vamos supor que a anuidade de uma instituição de ensino seja de 13 mil reais. Ela pode estabelecer uma matrícula de 1 mil reais mais 12 parcelas no mesmo valor. Em geral, a taxa é […]

Por Yuri Vasconcelos
Atualizado em 22 fev 2024, 11h34 - Publicado em 2 out 2009, 15h40

A matrícula cobrada por escolas e universidades é regulamentada por lei e refere-se a uma parcela da anuidade do curso. Vamos supor que a anuidade de uma instituição de ensino seja de 13 mil reais. Ela pode estabelecer uma matrícula de 1 mil reais mais 12 parcelas no mesmo valor. Em geral, a taxa é cobrada a partir de outubro e também funciona como reserva de vaga para o ano seguinte. Segundo Marcos Diegues, assessor jurídico do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), de São Paulo, a matrícula é legal, desde que seu valor seja descontado do total da anuidade. Entretanto, no caso de cursos livres – como inglês, balé, natação, academia etc. -, a história é bem diferente. Em geral, os estabelecimentos que oferecem esses cursos pegaram “carona” na matrícula de escolas e faculdades – que é definida por lei – e simplesmente criaram, na maior caradura, uma sobretaxa para o consumidor. “Os cursos livres têm liberdade de cobrar matrícula, mas são obrigados a informar ao consumidor tudo o que compõe o preço do serviço oferecido”, explica Diegues. Ou seja, olho vivo e boca no trombone! Para evitar ser garfado quando for se inscrever num curso livre qualquer, exija que lhe expliquem direitinho o que a escola está cobrando. Afinal, a tal “matrícula” pode se tratar apenas de uma baita maracutaia!

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.